Santa Francisca Romana

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
9 de março

Santa Francisca Romana é uma das figuras mais admiradas da fé católica. Filha de um casal cristão, desde a mais tenra idade a jovem mostrava o seu amor pelas coisas de Deus. Ela seguia os ensinamentos de sua mãe e deixava clara ao seu redor a sua devoção e piedade. Embora tenha feito voto de virgindade, ela acabou casando-se com Lourenço Ponziani, com quem teve três filhos: João Batista, João Evangelista e Inês.

Como parte da nobreza de Roma, Francisca usava trajes e joias deslumbrantes, mas isso não sufocava a sua fé. Ela aproveitava todo o tempo livre para se dedicar à oração e à prática de caridade. Ela ajudava os mais necessitados, distribuindo alimentos e pedindo esmola pelas ruas. Sua família a considerava um anjo da paz e um exemplo de fé.

Quando Roma foi devastada pela fome, doença e guerra, Santa Francisca Romana se tornou ainda mais caridosa. Ela não mediu esforços para ajudar o seu povo, além de aconselhar suas filhas espirituais nos momentos finais de sua vida. Em 1608, foi elevada às honras dos altares pelo Papa Paulo V, que a qualificou de a mais romana de todas as santas. Hoje, ela é considerada um símbolo da caridade e da fé.

Santa Francisca Romana é um exemplo de dedicação e caridade para todos os fiéis. Sua história é de inspiração para aqueles que buscam seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e ajudar o próximo. Sua vida nos mostra que, mesmo em meio às dificuldades, é possível seguir a fé e praticar a caridade.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de Santa Francisca Romana?
9 de março
Santa Francisca Romana é padroeiro(a) de que?