Santa Isabel

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
4 de novembro

O relato bíblico de Santa Isabel é encontrado no primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas. Segundo o texto, Isabel era casada com um sacerdote chamado Zacarias e eles viviam na aldeia de Ain-Karim, próximo a Jerusalém. Tanto Zacarias quanto Isabel eram descritos como justos, irrepreensíveis e fiéis aos mandamentos do Senhor (Lucas 1,5-7).

No entanto, eles enfrentavam uma grande tristeza em suas vidas, pois Isabel era estéril e já estavam em idade avançada. Naquela época, não ter filhos era considerado uma desgraça e até mesmo um castigo divino. Apesar disso, o casal se mantinha firme em sua fé e constantemente buscava a força da oração.

O encontro de Zacarias com o anjo

Em um certo dia, enquanto Zacarias rezava no Templo, foi surpreendido pela visita de um anjo de Deus. O anjo anunciou que Isabel conceberia um filho e que ele seria chamado de João. Este filho teria um papel importante na história da salvação, preparando o caminho para a chegada do Messias.

Embora piedoso, Zacarias pediu uma prova ao anjo e, como resultado, ficou mudo até o nascimento do filho. Por outro lado, Isabel recebeu a notícia de sua gravidez através da visita de Maria, sua prima.

A visita de Maria a Isabel

Logo após receber a visita do anjo, Maria partiu às pressas para prestar assistência a Isabel nos preparativos para o parto. Quando Maria chegou e saudou Isabel, o menino que estava sendo gerado no ventre de Isabel ficou agitado e ela foi tomada pelo Espírito Santo.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Isabel, então, fez uma proclamação sobre Maria e Jesus, rezando a segunda parte da oração conhecida como Ave Maria. Ela reconheceu que o menino que Maria carregava em seu ventre era o Salvador. As duas permaneceram juntas por cerca de três meses antes de Maria retornar para sua casa.

O nascimento de João Batista e o retorno da fala de Zacarias

No oitavo dia após o nascimento do menino, seguindo as instruções do anjo, João foi circuncidado. Foi nesse momento que a língua de Zacarias se soltou e ele voltou a falar. Confirmou-se então que o nome do filho seria João, que teria um papel especial na história da salvação, guiando muitos israelitas de volta ao Senhor.

Após o nascimento de João, perde-se o contato com a vida de Zacarias e Isabel. No entanto, é seguro afirmar que eles permaneceram fiéis a Deus até o fim de suas vidas. A Igreja reconhece o exemplo deste casal para todos os fiéis, já que ambos eram justos diante de Deus e cumpriam todos os mandamentos e observâncias do Senhor.

O significado do nome Isabel e a oração por casais inférteis

O nome Isabel tem origem no hebraico ‘Elisheba’ e significa “Deus é meu juramento” ou “meu Deus prometeu”. Isabel se tornou mais conhecida por ser a mãe de São João Batista. Ela é descrita nas Escrituras como uma mulher fiel e irrepreensível aos olhos de Deus.

Apesar de Isabel ter vivido a maior parte de sua vida como uma mulher estéril, essa condição era temporária e fazia parte dos planos eternos de Deus. Por isso, muitos casais que lutam contra a infertilidade e não conseguem ter filhos recorrem a Santa Isabel e seu esposo São Zacarias em busca de socorro e intercessão divina.

Que Deus, em nome de Jesus e por intercessão de São Zacarias e Santa Isabel, abençoe e console todos os casais que enfrentam dificuldades para conceber uma criança, trazendo-lhes a esperança e a possibilidade de uma família.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santa Isabel
Qual o dia de Santa Isabel?
4 de novembro
Santa Isabel é padroeiro(a) de que?