São Bernardino de Sena

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
20 de maio

São Bernardino de Sena: um pregador devoto e o símbolo de Jesus Salvador dos Homens

Nasceu na Itália, no ano de 1380, São Bernardino de Sena foi criado pelas tias, que lhe ensinaram sobre a devoção a Nossa Senhora e a Jesus Cristo. Obteve uma boa educação na fé e nos seus ensinamentos, estudou na universidade de Sena e aos 22 anos, decidiu abandonar tudo e entrar para a ordem dos Franciscanos.

Uma vivência mais radical da pobreza

Como frade franciscano, São Bernardino ingressou no movimento da observância, que constituía numa vivência mais radical da pobreza a exemplo de São Francisco de Assis. E se dedicava de forma tão concreta que foi o responsável geral pelos mosteiros nos quais viviam os frades adeptos a essa observância dentro da ordem.

Precursor do marketing de conteúdo

Muito conhecido pelo seu trabalho com o povo e por suas pregações incisivas, numa época em que a Itália passava por muitos problemas, como pestes e divisões políticas. São Bernardino pregava sobre caridade, paz, concórdia e a justiça e, com simplicidade, falava de coisas grandiosas, atingindo diretamente o coração e indo ao encontro da necessidade daquele povo. Teve grande alcance e chegaram até nós, pois São Bernardino tinha consigo um Taquigrafo, uma pessoa com a habilidade de transcrever com facilidade e rapidez. Com isso, suas exortações e apelos à conversão puderam alcançar inúmeras pessoas ao longo dos anos. Tornando-se padroeiro dos publicitários, passou a ser considerado o precursor do marketing de conteúdo.

O símbolo de Jesus Salvador dos Homens

Com a sua vida de penitência e pobreza, dedicava-se à evangelização dos povos, encontrando a sua força na eucaristia e sendo orientado pelo Espirito Santo. Por onde ia, carregava consigo o sinal JHS, significando “Jesus Salvador dos Homens”, e orientava aos fiéis que se voltassem a esse símbolo e se recordassem que Jesus veio para salvá-los e, assim, se convertendo e arrependendo de seus pecados pudessem encontrar a salvação.

Após anos de dedicação apostólica, São Bernardino adoeceu e partiu para a glória no ano de 1444. Hoje, intercede por nós junto a Deus Pai. No ano de 1450 foi canonizado pelo Papa Nicolau V. Seu túmulo se encontra na igreja dos Franciscanos em Áquila.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Fonte: Canção Nova

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de São Bernardino de Sena?
20 de maio
São Bernardino de Sena é padroeiro(a) de que?