São José de Leonissa

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
4 de fevereiro

São José de Leonissa nasceu no dia 8 de Janeiro de 1556 em Leonissa, Itália. Aos 16 anos, ingressou na Ordem dos Capuchinhos e fez seu noviciado no pequeno convento de Carcerelle, próximo de Assis.

Escolheu para si o caminho da humildade e da pobreza, chamando ao seu corpo o “irmão burro” e tratando-o com pouco alimento e outras privações. A 21 de Maio de 1581 foi ordenado sacerdote em Perugia e, em seguida, destinado ao ofício de pregador.

Em 1587, viajou para Constantinopla com dois irmãos para fundar uma missão. Ali, dedicou-se à libertação dos cristãos escravizados e à recondução à Igreja de um bispo que havia apostatado. Entretanto, foi capturado pelos turcos por tentar pregar ao Sultão Murad III. Sob uma trave, foi açoitado e sujeito a uma fogueira que ardia lentamente durante três dias. E, surpreendentemente, sobreviveu.

De volta à Itália, São José de Leonissa continuou a pregar nas cidades e aldeias da Umbria, alcançando resultados consoladores de conversões e reconciliações. Além disso, promoveu obras de assistência social como Hospitais e “Monte Pios”.

Aos 57 anos, adoecendo de um tumor, foi internado no convento de Amatrice, junto a Rieti. Mesmo com a dor, recusou-se a ser amarrado e a tomar anestésicos.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Na madrugada de 4 de Fevereiro de 1612 entregou sua alma à Deus.

São José de Leonissa foi canonizado por Bento XIV a 29 de Junho de 1746.

São José de Leonissa é um milagreiro da fé católica, cuja história de resistência aos sofrimentos e perseverança na pregação da palavra de Deus são uma inspiração para todos os cristãos.

Referência: capuchinhos.org

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de São José de Leonissa?
4 de fevereiro
São José de Leonissa é padroeiro(a) de que?