São José

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
19 de março

Solenidade
Em 1870, o Papa Pio IX declarou São José como patrono da Igreja Universal e instituiu uma solenidade em sua homenagem, a ser realizada na quarta-feira da segunda semana após a Páscoa. Essa festa foi substituída em 1955 pela festa de “São José Operário”, que passou a ser comemorada em 1º de maio, coincidindo com o Dia Internacional dos Trabalhadores, uma vez que José é considerado o patrono dos trabalhadores.

Magistério
Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José como Patrono da Igreja à Cidade e ao Mundo. Em 1871, o mesmo Papa concedeu prerrogativas litúrgicas dos Patriarcas às festas de São José. Em 1889, o Papa Leão XIII emitiu uma encíclica pedindo aos católicos que rezassem a São José, como patrono da Igreja.

São José e o Plano da Redenção
O Papa João Paulo II, em 1989, emitiu o documento “Redemptoris Custos” que apresentava o papel de São José no plano de redenção. Em 1962, o Papa João XXIII inseriu o nome de José no cânon da missa e, em 2013, o Papa Francisco inseriu seu nome em outras três orações eucarísticas.

A figura de São José

Justo
A primeira definição de José, encontrada no Evangelho de Mateus, é “homem justo. Diante da incompreensível gravidez de sua noiva, ele não pensou em sua própria dignidade, mas em salvar Maria da lapidação que poderia sofrer. Ele optou por não repudiá-la publicamente, mas deixá-la em segredo, até receber a mensagem de um Anjo que lhe revelou a verdade.

Obediente e íntimo dos Anjos
José foi acompanhado por um Anjo nos momentos mais difíceis de sua vida. Ele recebeu com confiança as palavras do Mensageiro Celestial, aceitando Maria como sua esposa. Depois do nascimento de Jesus, o Anjo o alertou sobre a perseguição de Herodes e José fugiu com sua família para o Egito. Quando o Anjo o avisou sobre a morte de Herodes, José voltou a Israel e se estabeleceu em Nazaré, sob a orientação do Anjo.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

São José: exemplo de simplicidade e patrono dos trabalhadores

Exemplo de simplicidade
Mateus menciona que José era carpinteiro, o que lhe rendeu a confiança dos vizinhos de Nazaré. Seu trabalho era santificado e ele serviu como modelo para todos nós em nossos ofícios.

Pai putativo
José amou Jesus como um pai, protegendo e educando o Menino que lhe foi confiado. Foi uma tarefa difícil dizer ao Filho de Deus o que era justo ou injusto. José também teve a experiência de procurar por Jesus, aflito, por três dias no Templo. Ele é um modelo de paternidade e intercessão.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São José
Qual o dia de São José?
19 de março
São José é padroeiro(a) de que?