São Policarpo, bispo e mártir

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
23 de fevereiro

São Policarpo foi um dos grandes padres apostólicos, pertencente ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos, servindo assim de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano. Ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista, Policarpo era conhecido por seu caráter reto, elevado saber, amor à Igreja e fidelidade à ortodoxia da fé.

Sobrevivências de Policarpo

Uma das sobrevivências de São Policarpo é a carta que ele escreveu aos Filipenses. Nela, Policarpo incentivava seus leitores a seguirem o exemplo do Senhor, ficando firmes e inabaláveis na fé, sem desprezar nenhum homem.

Martírio de São Policarpo

Com a perseguição aos cristãos, o santo bispo de 86 anos teve que se esconder até ser preso e levado para o governador. Policarpo, porém, proferiu as palavras: “Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo, e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Aquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador?”.

Condenado à morte no estádio da cidade de Esmirna, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: “Sede bendito para sempre, ó Senhor. Que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos”. Milagrosamente, as chamas não o machucavam, e ele continuava a cantar. Impressionados, os guardas chamaram um arqueiro para que ele perfurasse o santo com uma flecha. Ao ser atingido, seu sangue apagou as chamas. Os guardas tentaram de novo acender a pira, mas sem sucesso. O encarregado do martírio, furioso, ordenou que Policarpo fosse decapitado.

Legado de São Policarpo

Por tratar-se de um santo do segundo século, as informações sobre ele nem sempre são precisas, e neste caso, segue-se a tradição. Acredita-se que Policarpo foi um dos primeiros organizadores do que hoje para nós é o Novo Testamento.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

São Policarpo foi um grande exemplo de fé e devoção a Deus, que nos ensina a manter-nos firmes na fé, amando a todos e ajudando àqueles que precisam. Seu legado nos ensina a nunca abandonar o caminho do Senhor.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de São Policarpo, bispo e mártir?
23 de fevereiro
São Policarpo, bispo e mártir é padroeiro(a) de que?