São Porfírio, bispo

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
26 de fevereiro

São Porfírio nasceu na Grécia, em família rica, porém, aos 25 anos, decidiu se dedicar à austeridade, solidão e penitência na região do Rio Jordão. Após contrair uma doença, mudou-se para Jerusalém, sendo mais moderado em sua austeridade. Apesar de sua realidade, dedicava-se à visitação dos lugares santos diariamente.

Em oração, decidiu vender tudo o que tinha e dar aos pobres, recebendo a recompensa milagrosa da cura para seus males físicos. Posteriormente, foi ordenado sacerdote em 393, tendo como responsabilidade cuidar das relíquias do madeiro onde Jesus foi crucificado, conhecidas como Vera Cruz.

Em seguida, foi ordenado bispo de Gaza, região da Palestina, atualmente, conhecida como Faixa de Gaza. Como bispo, dedicou-se aos cuidados do povo e à conversão dos pagãos da região. Com influência de São João Crisóstomo, foi promulgado um documento que determinava a destruição de templos pagãos. Dessa forma, Porfírio aproveitou a oportunidade para humilhar o demônio e reparar o local de culto idolátrico, construindo uma Igreja Católica.

Assim, findou sua vida dedicando-se à restauração da fé e ao reparo das idolatrias, falecendo em 420. Ao longo de sua vida, São Porfírio foi sinal de humildade e de busca por Deus, sendo muitas vezes abençoado por milagres que geravam espanto e a conversão dos pagãos.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de São Porfírio, bispo?
26 de fevereiro
São Porfírio, bispo é padroeiro(a) de que?