São Sebastião, mártir

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
20 de janeiro

São Sebastião, o defensor da fé cristã, nasceu em Narbonne, filho de pais oriundos de Milão, na Itália. Desde cedo, São Sebastião foi muito generoso e dedicado a servir ao próximo. Ao entrar a serviço do Império, se destacou como soldado, e logo tornou-se o primeiro capitão da guarda.

Uma Evangelização Eficaz

Durante o Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos. São Sebastião, porém, conseguia evangelizar e dar apoio aos cristãos presos por meio de um testemunho sutil e sábio. A sua generosidade e fé aos poucos foram se tornando conhecidas entre os cristãos.

O Martírio de São Sebastião

O desejo de São Sebastião era se tornar mártir, e seu testemunho não passou despercebido. Um apóstata o denunciou para o Império, e diante do imperador ele foi condenado. Foi preso e muitas flechadas foram lançadas sobre ele até o ponto de pensarem que estava morto.

Uma mulher esposa de um mártir percebeu que ele ainda estava vivo e cuidou das suas feridas. Após recobrar sua saúde, ele se apresentou novamente para o imperador, para testemunhar a verdade no amor a Deus. Entretanto, dessa vez, foi duramente martirizado.

São Sebastião é um exemplo de fé inabalável e amor incondicional a Deus. Seu testemunho serviu para inspirar muitos cristãos e ajudar a difundir a mensagem do Evangelho.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Referências

– São Sebastião: vida, carisma e mensagem. Disponível em: <https://www.pcj.org.br/site/index.php/2013-02-13-19-03-07/vida/10-sao-sebastiao-vida-carisma-e-mensagem>.

– São Sebastião: a história do mártir da Fé. Disponível em: <https://www.catolicasc.org.br/sao-sebastiao-a-historia-do-martir-da-fe/>.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de São Sebastião, mártir?
20 de janeiro
São Sebastião, mártir é padroeiro(a) de que?