São Severino

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
8 de janeiro

São Severino nasceu na Itália, em 410, mas foi levado para o vale do Danúbio pelo Espírito Santo. O lugar onde Deus o enviou era repleto de desafios econômicos e políticos, incluindo o falecimento do rei dos Hunos, Átila, e invasões que causaram destruição na região. O povo estava sofrendo e precisava de um sinal do amor de Deus, e foi isso que São Severino trouxe através de sua evangelização. Sua fama se espalhou e muitos pagãos e hereges bárbaros foram atraídos para ele, mesmo que muitos não se convertessem, eles melhoraram seus costumes.

São Severino exerceu grande influência através de sua vida virtuosa, oração e penitência, fundando vários mosteiros e sendo um sinal de discernimento para aqueles que desejavam se consagrar totalmente a Deus. Ele não se afastou do mundo, mas se retirou em busca do amor de Deus e da humanidade. Muitas vezes, São Severino deixou sua vida monástica para se encontrar com reis, pois muitas tribos bárbaras queriam invadir as regiões depois da morte do rei dos Hunos. Com o objetivo de evangelizar, São Severino se dedicou a essa tarefa e seus mosteiros se tornaram faróis de uma nova cultura centrada em Deus. Seu único armamento era a oração e o diálogo.

Além de sua atividade religiosa, São Severino também exercia a caridade, especialmente a assistência aos pobres e prisioneiros. Ele foi a voz de Deus para o povo durante os tempos difíceis e faleceu em 482, deixando um legado de santidade para seus filhos espirituais e as autoridades eclesiásticas.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de São Severino?
8 de janeiro
São Severino é padroeiro(a) de que?