Pular para o conteúdo

O Combate Espiritual Livro I · Capítulo 1

Em que consiste a perfeição cristã; que a sua conquista envolve um combate; e das quatro coisas necessárias a este combate

Sumário

Se queres, amado em Cristo, chegar ao cume da perfeição e, aproximando-te do teu Deus, tornar-te um só espírito com Ele — e não se pode imaginar nem exprimir empresa maior nem mais nobre —, importa que, antes de tudo, tenhas ideia verdadeira do que constitui a genuína perfeição espiritual.

Muitos creram que ela consiste exclusivamente na mortificação exterior: em cilícios e disciplinas, em longas vigílias e jejuns, e em outros sofrimentos e castigos do corpo.

Outros, e sobretudo as mulheres, julgam ter chegado ao ponto mais alto da perfeição quando fazem muitas orações, assistem a muitos ofícios e se encontram sempre na igreja e na comunhão.

Alguns, por fim — entre eles não poucos religiosos que se retiraram do mundo —, persuadem-se de que a perfeição depende inteiramente da pontualidade nas horas de oração, do silêncio, da solidão e da exata observância da regra.

Uns nestes exercícios, outros noutros semelhantes, supõem que consista a perfeição. Mas todos estão enganados. Porque, embora estas práticas sejam às vezes meios de alcançar o espírito de perfeição, e às vezes os seus frutos, de modo algum se pode dizer que a verdadeira perfeição espiritual consista apenas nelas.

Sem dúvida são meios eficacíssimos para ganhar a espiritualidade, quando empregados com retidão e discrição; pois por eles conquistamos forças contra a nossa pecaminosidade e fragilidade, ficamos fortalecidos contra os assaltos e ciladas dos nossos comuns inimigos e nos achamos providos daqueles auxílios espirituais que são necessários a todos os servos de Deus, e sobretudo aos que de há pouco entraram no seu serviço.

São também frutos do espírito nas pessoas verdadeiramente espirituais: nas que mortificam o corpo porque ele ofendeu o seu Criador, para humilhá-lo e submetê-lo aos seus mandamentos; nas que vivem na solidão e no silêncio para evitar até as mínimas ocasiões de pecado e ter a sua conversação no céu, entregando-se inteiramente ao serviço de Deus e às obras de misericórdia; nas que rezam e meditam a vida e a paixão de Jesus Cristo, não por curiosidade nem por sentimento devocional, mas para conhecer mais profundamente a própria corrupção e a misericórdia e bondade de Deus, e para se inflamarem cada vez mais no amor de Deus e no ódio a si mesmas — seguindo o Filho de Deus pela negação de si mesmas, tomando a cruz sobre os ombros; nas que frequentam os santos sacramentos para glorificar a majestade divina, para estarem mais intimamente unidas a Deus e para ganharem forças novas contra os seus inimigos.

A outras pessoas, porém, que fundam a perfeição inteiramente nas práticas externas, tais obras podem trazer maior ruína que os pecados abertos; não porque sejam más em si, pois em si são muito boas, mas pelo uso errado que delas se faz, com este triste resultado: os que as praticam andam tão embebidos no que fazem que deixam o coração à presa das suas más inclinações e das astúcias de Satanás. Ele as vê desviadas do caminho reto, e não só as deixa gozar estes exercícios, como as deixa vãmente imaginar que andam entre as delícias do paraíso, persuadindo-se de que são arrebatadas até aos coros angélicos e de que sentem em si a presença de Deus.

Tais pessoas, às vezes, ficam tão absorvidas em pensamentos curiosos, profundos e deleitáveis, que se esquecem por assim dizer do mundo e de todas as criaturas, e parecem a si mesmas arrebatadas até o terceiro céu.

Mas o quanto se enredaram em erro, e o quão distantes estão daquela verdadeira perfeição que buscamos, facilmente se depreende da sua vida e dos seus hábitos. Porque em tudo, grande ou pequeno, buscam a própria vantagem e gostam de ser preferidos aos outros; são voluntariosos e opinativos, cegos para as próprias faltas, argutos para as faltas alheias, e condenam severamente o que outros dizem e fazem.

Mas se tocasses apenas com o dedo à vã reputação em que se têm e se agradam de ser tidos; se lhes mandasses suspender qualquer das suas devoções regulares e formais, logo se iram e se perturbam sobremaneira.

E se Deus mesmo os visita com tribulações e enfermidades — que jamais vêm sem a sua ordem ou permissão, e que são as provas da fidelidade dos seus servos —, ou se permite que sejam duramente perseguidos, para que conheçam verdadeiramente a si mesmos e sejam reconduzidos ao caminho da verdadeira perfeição, logo se descobre o fundamento falso e se vê a miserável condição do coração soberbo. Porque em todos os acontecimentos, prósperos ou adversos, não querem resignar-se nem humilhar-se sob a mão poderosa de Deus, acquiescendo nos seus juízos justos ainda que ocultos; nem querem, à imitação do Filho de Deus, que é humilíssimo e pacientíssimo, humilhar-se abaixo de todas as criaturas e amar os seus perseguidores e inimigos como queridos amigos, por serem instrumentos da bondade divina e concorrerem para a sua mortificação, perfeição e salvação.

É, portanto, evidente que todas essas pessoas correm grande perigo. Como o olho interior com que se veem a si mesmas e as suas boas ações exteriores está escurecido, atribuem a si mesmas altíssimo grau de perfeição e, enchendo-se cada vez mais de vaidade, julgam prontamente os outros; mas precisam, elas próprias, de um milagre especial de graça para se converterem, pois nada menos que isso teria efeito. É mais fácil converter e reconduzir ao caminho da verdade um pecador manifesto do que o homem cujo estado está oculto e coberto pela aparência da virtude.

Vês clara e distintamente, portanto, pelo que disse, que a essência da vida espiritual não está em nenhuma daquelas coisas a que aludi. Ela consiste em nada mais que no conhecimento da bondade e grandeza divinas, e da nossa nulidade e propensão a todo o mal; no amor de Deus e no ódio a nós mesmos; na sujeição inteira, não só a Deus mesmo, mas, por amor dele, a todas as criaturas; em abrir mão da nossa vontade e resignar-nos de todo ao divino beneplácito; e, mais ainda, em querer e fazer tudo isto sem outro desejo ou fim senão a glória e honra de Deus, o cumprimento da sua vontade porque é vontade dele, e porque ele merece ser servido e amado.

Esta é a lei do amor, gravada nos corações dos seus fiéis servos pela mão do próprio Senhor.

Esta é a negação de si mesmo que nos é exigida.

Este é o seu jugo suave e a sua carga leve.

Esta é aquela obediência a que o nosso Redentor e Mestre nos chama, por palavra e por exemplo.

Mas, se aspiras a tão alto grau de perfeição, importa que diariamente faças violência a ti mesmo, atacando e destruindo corajosamente todos os teus maus desejos, nas coisas grandes como nas pequenas; é preciso, portanto, que te prepare e te mantenhas pronto para este combate, pois só será coroado quem foi valoroso na batalha.

Sem dúvida este é o mais árduo de todos os combates, porque, lutando contra nós mesmos, somos ao mesmo tempo assaltados por nós mesmos; e por isso a vitória nele obtida será de todas a mais gloriosa e a mais cara a Deus.

Portanto, se empregares todo o esforço em mortificar-te e atropelar as tuas afeições desordenadas, inclinações e paixões rebeldes, mesmo nas coisas mínimas, prestarás a Deus serviço muito maior e mais aceitável do que se, deixando sem mortificar algumas das tuas inclinações, te flagelasses até sangrar, jejuasses com mais rigor e praticasses aspereza maior que a dos eremitas e santos do deserto, ou convertesses almas aos milhares.

Porque, embora em si a conversão das almas seja mais cara a Deus do que a mortificação de um desejo irregular, o teu dever não é querer e executar o que em si é mais excelente, mas o que Deus, antes de tudo, estritamente quer e exige de ti. Ele sem dúvida busca e exige de ti o triunfo sobre ti mesmo e a completa mortificação das tuas paixões, e não que tu, deixando deliberadamente uma delas viva em ti, lhe prestes em outra direção algum serviço maior e mais notável.

Vês, agora, em que consiste a verdadeira perfeição de um cristão, e que, para obtê-la, é preciso entrar em guerra constante e dura contra ti mesmo; e que te convém prover de quatro armas muito seguras e necessárias, para que vencias a palma e sejas vencedor neste combate espiritual. São estas: a desconfiança de nós mesmos, a confiança em Deus, o exercício espiritual e a oração.

De todas elas, com o auxílio de Deus, intentamos tratar clara e brevemente.