O Combate Espiritual Livro I · Capítulo 29
De que modo e com que artifícios o demônio enlaça os que têm consciência dos seus males e desejam livrar-se; e por que as nossas resoluções são tantas vezes infrutíferas
Aqueles que conhecem a sua má vida e desejam mudá-la, com frequência são enlaçados e vencidos pelo diabo com armas como estas.
Não agora, não agora.
Cras, cras, é o grito do corvo (amanhã, amanhã). Devo primeiro resolver isto ou aquilo, arranjar os meus negócios, remover este obstáculo, e então poderei tratar das coisas espirituais com mais tranquilidade.
Esta é uma cilada que apanhou, e ainda apanha, uma vastíssima multidão de gente; e o seu êxito nasce da nossa própria negligência e descuido, que nos fazem, num negócio em que está em jogo a honra de Deus e a salvação da nossa alma, tão lentos em empunhar aquela poderosíssima arma: Agora, agora; por que não agora?
Hoje, hoje; por que amanhã? Dizendo a ti mesmo: Ainda que este amanhã me fosse concedido, seria caminho seguro, e caminho de vitória, escolher primeiro ficar ferido e ser réu de novas desordens?
Vês, pois, amado, que, para escapar desta cilada e vencer o inimigo, o remédio, como já se disse, é a correspondência instantânea com as sugestões e inspirações divinas; pronta obediência a elas, digo, e não meras resoluções, porque estas com frequência enganam, e muitos, por várias causas, ficaram enganados por elas.
A primeira razão é, como acima se indicou, que as nossas boas resoluções não assentam na desconfiança de nós mesmos e na confiança em Deus. A nossa excessiva soberba — que é a fonte desta ilusão e cegueira — impede-nos de descobrir isto. A luz que revela o mal e o remédio que o cura, ambos vêm da bondade de Deus, que nos deixa cair para nos conduzir da confiança em nós à confiança só nele, e da soberba ao conhecimento de nós mesmos.
As tuas resoluções, portanto, para serem eficazes, devem ser firmemente feitas; e isto não podem, se não se libertarem de toda a confiança em si mesmas, e não assentarem humildemente na confiança em Deus.
A segunda razão é que, ao fazermos as nossas resoluções, demoramos na beleza e no valor da virtude, e estes atraem para si a nossa vontade, frágil e relaxada como é; mas, quando chegamos às dificuldades que se têm de vencer antes de alcançar a virtude, a nossa vontade, fraca e inexperiente, falta e recua ante o esforço.
Acostuma-te, portanto, a amar as dificuldades que acompanham a conquista das virtudes, ainda mais do que as virtudes mesmas, e usa destas dificuldades, ora um pouco, ora muito, de sorte a fortalecer a tua vontade, se realmente desejas adquirir estas virtudes. Sabe também que, quanto mais generosamente abraçares e prezares estas dificuldades, tanto mais pronta e completamente vencerás a ti mesmo e os teus inimigos.
A terceira razão é que, ao fazer as nossas resoluções, somos propensos a ter em vista, não a virtude e a vontade divina, mas o nosso próprio interesse. Isto acontece frequentemente com as resoluções que tomamos nos tempos de alegria espiritual ou de prova esmagadora, quando nada sentimos que nos console, senão o propósito de nos darmos totalmente a Deus e à prática da virtude.
Para evitares este perigo, nos tempos de deleite espiritual sê muito cauto e humilde nas tuas resoluções, e especialmente quanto a promessas e votos. E, na prova, sejam as tuas resoluções suportar com paciência a tua cruz, segundo a vontade de Deus, e exaltá-la, recusando todo o consolo terreno e às vezes até celestial. Seja o teu único desejo e a tua única oração que Deus te habilite a sofrer toda a adversidade sem dano da virtude da paciência e sem nada que desagrade ao teu Senhor.