A palavra novena é tirada de “novem”, a palavra latina para nove.
Uma novena é composta de nove dias de oração e meditação, geralmente para pedir a Deus pedidos especiais de oração ou petições.
As novenas costumam ser usadas para pedir a santos específicos que orem por nós. A Novena de São Judas, por exemplo, é rezada para pedir a São Judas que interceda em nome de um pedido que parece especialmente terrível.
As novenas são uma tradição antiga que remonta aos tempos dos Apóstolos. Jesus disse a Seus discípulos para orarem juntos após Sua ascensão ao céu, então eles foram para um cenáculo junto com a Bem-aventurada Virgem Maria (Atos 1,14) e se uniram constantemente em oração por nove dias.
Esses nove dias de oração constante pelos apóstolos sob a direção de Jesus levaram ao Pentecostes. Foi quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos como “línguas de fogo” (Atos 2,1-4).
Este “padrão” de 9 dias de oração é a base das novenas que rezamos hoje, e é por isso que chamamos a novena de Pentecostes como a “mãe de todas as novenas”.
As novenas estão enraizadas nas práticas litúrgicas da Igreja. Elas são uma forma de devoção popular que complementa as celebrações e rituais da Igreja. As novenas podem ser realizadas em diferentes momentos litúrgicos, como preparação para festas católicas importantes ou como uma forma de preparação espiritual para uma ocasião especial.
Tudo o que você precisa fazer é dizer as orações diárias com um coração sincero.
Não é necessário rezar no mesmo horário todos os dias (embora você possa), ou jejuar, ou rezar o rosário além da novena; no entanto, você ainda pode fazer todas essas coisas além de orar, mas elas não são obrigatórias.
As novenas não devem ser vistas como encantamentos mágicos que garantem os resultados desejados.
Deus controla o universo e nós certamente não controlamos Deus. Ele não é um gênio em uma garrafa, mas sim um Pai amoroso no céu. Isso significa que, quaisquer que sejam as boas intenções pelas quais oramos, devemos aceitar o fato de que Deus sabe o que é melhor para nós, quer entendamos Sua intenção divina ou não.
“Seja feita a tua vontade” é a postura adequada de toda oração cristã. Qualquer chamada novena que circule por aí com resultados garantidos e que ameace infortúnios para aqueles que não se dedicarem a ela é apenas uma corrente; estes devem ser ignorados.
No entanto, Jesus nos lembra no Evangelho de sermos persistentes na oração e uma novena é uma grande ajuda para fazer exatamente isso!
Tudo bem, acontece! Se você perder um dia, você pode fazer uma de algumas coisas…
Você pode: 1) pular o dia que você perdeu completamente, 2) rezar duas das orações diárias em um dia para recuperar o atraso, ou 3) rezar a oração do dia que você perdeu e ficar apenas um dia “atrasado”.
Depende de você, e o que você escolher está tudo bem. Não existem “regras” e também não tem “consequências”. Deus é perdão e misericórdia!
CatolicoApp
O CatolicoApp é o aplicativo do Católico. Orações, Terços, Novenas, Liturgia Diária e a História dos Santos.
© 2022-2024 CatolicoApp. Todos os Direitos Reservados.