Santa Gema Galgani

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
11 de abril

Gemma, conforme nome original em italiano, teve uma curta existência nesta terra. Nasceu em Camigliano, na Toscana, em 1878, e morreu em Lucca, aos 25 anos. É uma história de fervorosa piedade, de caridade e de contínuos sofrimentos.

Saúde frágil e bullying

Santa Gema Galgani teve uma vida marcada por sofrimentos desde muito nova. Com uma saúde débil e vítima de bullying devido à pobreza de sua família e por suas práticas devocionais, a jovem enfrentou muitas dificuldades.

No entanto, encontrou consolo na comunhão constante com Nosso Senhor, que lhe falava como se estivesse corporalmente presente, e na bondade da família Giannini, que a tratou como uma filha adotiva após a morte de seu pai.

Uma joia

Ao nascer, Gema recebeu esse nome, que, em italiano, significa “joia”, por ser a primeira menina dos cinco filhos do casal Galgani, que foi abençoado com um total de oito filhos.

Infância católica versus orfandade

Com a morte prematura de sua mãe aos sete anos e a subsequente morte de seu pai, Gema Galgani tornou-se órfã e caiu doente, sendo acolhida por uma família muito católica, que cuidou de sua formação e educação.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

A religião foi um refúgio para ela, levando-a a recitar suas orações com fervor e a manifestar vontade de se tornar freira desde muito jovem.

Religião como refúgio

Gema recebeu sua primeira eucaristia antes do tempo estipulado e demonstrava vontade de tornar-se freira, tentando fazê-lo logo depois de um sonho em que Nossa Senhora lhe apareceu. No entanto, após a recusa do convento, ela fez para si mesma os juramentos do serviço religioso e votos de castidade e caridade, vivendo uma vida próxima do sobrenatural.

Sobrenatural

Gema era constantemente vista rodeada de uma luz divina quando rezava, conversava com anjos e recebia a visita de São Gabriel e Nossa Senhora das Dores, devoção passionista. Também lhe apareceram os estigmas de Cristo, trazendo-lhe terríveis sofrimentos, mas sendo tudo o que ela mais desejava.

Últimos dias de vida

Hospedada na casa dos Giannini, em Lucca, Gema foi cuidada e acolhida como membro da família até sua morte. Diagnosticada com tuberculose em 1902, ela faleceu no dia 11 de abril de 1903, no Sábado Santo, enquanto os sinos anunciavam a Ressurreição de Cristo.

Gema Galgani é lembrada por sua fé profunda e por ser modelo de devoção e serviço religioso. Sua canonização e a devoção contínua demonstram a influência que teve e continua a ter como intercessora dos fiéis e, particularmente, dos farmacêuticos, sendo reconhecida como “estrela do Pontificado” pelo Papa Pio XII.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santa Gema Galgani
Qual o dia de Santa Gema Galgani?
11 de abril
Santa Gema Galgani é padroeiro(a) de que?