Santo Abraão, Patriarca

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
8 de outubro

Abraão, o patriarca bíblico, é uma figura central nas religiões abraâmicas, incluindo o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Sua história é uma jornada de fé, obediência e confiança em Deus.

Origens e Chamado

Abraão, um descendente direto de Sem, um dos filhos de Noé, nasceu em Ur dos Caldeus, na Baixa Mesopotâmia, que hoje corresponde ao Iraque moderno. Sua história é registrada no livro do Gênesis e marca o início da história dos Patriarcas de Israel, entre os séculos XIX e XVII a.C.

A Jornada de Fé

A história de Abraão começa com sua jornada épica de fé. Aos 75 anos, ele, seu pai Taré, sua esposa Sara e seu neto Ló, filho de seu falecido irmão Aram, deixaram Ur e partiram para a Terra de Canaã. Eles se estabeleceram em Harã, onde permaneceram por um tempo. Após a morte de Taré, Deus chamou Abraão para uma missão misteriosa.

O Chamado de Deus

Deus falou com Abraão e o chamou para seguir uma jornada de fé, prometendo-lhe uma grande descendência. Com sua esposa, seu neto e seus rebanhos, Abraão partiu novamente, atravessando a Palestina, sem conhecer o destino final. Em um ponto, Abraão e Ló se separaram, com Ló indo em direção ao Vale do Jordão, perto de Sodoma.

Aliança e Circuncisão

Durante essa jornada, Abraão teve encontros divinos frequentes. Deus confirmou sua promessa de descendência a Abraão e instituiu a prática da circuncisão como um sinal da aliança entre Deus e Abraão. Todos os homens de sua família foram circuncidados como parte dessa aliança.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Anjos em Mambré

Uma das passagens mais notáveis da vida de Abraão envolve um encontro com três anjos perto do carvalho de Mambré. Esses anjos profetizaram o nascimento de Isaac, mas também anunciaram a destruição das cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra. Apenas Ló e sua esposa foram poupados, embora ela tenha desobedecido e se transformado em uma estátua de sal.

O Teste da Fé

O momento mais desafiador da vida de Abraão veio quando Deus pediu que ele sacrificasse seu filho Isaac. Isaac era o filho que Abraão e Sara esperaram por muito tempo e que Deus lhes havia dado. Abraão, pronto para obedecer a Deus, levou Isaac para o sacrifício. No entanto, Deus interveio, enviando um anjo para impedir o sacrifício de Isaac, recompensando a fé e obediência incomensuráveis de Abraão.

Legado de Abraão

Abraão, conhecido como o “Pai de todos os que creem”, deixou um legado duradouro. Sua descendência através de Isaac deu origem aos hebreus, enquanto a descendência através de Ismael deu origem aos árabes. A história de Abraão é um testemunho da importância da fé, da obediência a Deus e da disposição de seguir o chamado divino, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santo Abraão, Patriarca
Qual o dia de Santo Abraão, Patriarca?
8 de outubro
Santo Abraão, Patriarca é padroeiro(a) de que?