Santo Afonso Rodriguez

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
30 de outubro

Natural de Segóvia, na Espanha, Santo Afonso Rodriguez veio à luz no dia 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário quando seu pai faleceu e ele assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares, com quem teve dois filhos, por quem tinha um amor incondicional. No entanto, infelizmente, o destino lhe reservou a perda da esposa e dos filhos com o tempo.

A Crise Espiritual e a Chamada de Afonso

Em meio a uma profunda crise espiritual, Afonso entregou-se à oração, penitência e buscou orientação de um sacerdote. Foi através desse aconselhamento que ele descobriu seu chamado para se tornar um Irmão religioso. Mesmo sabendo que teria dificuldades devido à limitação de seus estudos, Afonso decidiu seguir esse caminho.

A Entrada para a Companhia de Jesus

No ano de 1571, aos 38 anos, Afonso começou seu noviciado e foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão. Sua vida foi uma verdadeira realização de sua vocação. Após o noviciado, ele foi enviado para o Colégio de formação Monte de Sião em Palma de Maiorca. Lá, desempenhou o cargo de porteiro e prestou vários serviços a todos. Sua virtude heroica mais notável foi a obediência, um sinal verdadeiro de sua humildade.

Santo Afonso Rodrigues: Um Homem Simples e Obediente

Santo Afonso Rodrigues era conhecido por sua simplicidade e por sua aceitação amorosa de todas as ordens e desejos de seus superiores, pois acreditava que eles eram expressões da vontade de Deus. Sua regra de vida era clara: “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina”. Ele encantava a todos com sua espiritualidade e ajudou muitos, incluindo São Pedro Claver, em seu futuro apostolado na Colômbia.

Uma Alma Sedenta de Deus

A alma de Santo Afonso era sedenta de Deus e sua oração era uma súplica a Deus e a Nossa Senhora, movida por quatro amores: o amor de Deus, o amor de Jesus Cristo, o amor à Santíssima Virgem e o amor aos outros. Sua relação íntima com Deus sempre incluiu a presença de Maria.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Exemplo de Humildade e Santidade

Santo Afonso passou o restante de sua vida como porteiro em um convento na Ilha de Maiorca, onde era um exemplo de humildade, obediência, constância e santidade. Dotado de diversos carismas místicos, ele sofreu muito antes de falecer em 31 de outubro de 1617. Santo Afonso Rodrigues foi canonizado em 15 de janeiro de 1888, pelo Papa Leão XIII. Ele é o santo padroeiro dos goleiros e lanterninhas, e também é padroeiro de Palma de Maiorca.

O Legado de Santo Afonso

A vida de Santo Afonso Rodriguez nos ensina a importância da humildade, obediência e constância em nossa caminhada espiritual. Sua devoção a Deus e sua relação íntima com Nossa Senhora são exemplos poderosos de como a fé pode guiar nossas vidas. Que possamos seguir seu exemplo e buscar a vontade de Deus em todas as áreas de nossas vidas, assim como Santo Afonso fez.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santo Afonso Rodriguez
Qual o dia de Santo Afonso Rodriguez?
30 de outubro
Santo Afonso Rodriguez é padroeiro(a) de que?