Santo Estevão

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
26 de dezembro

Santo Estêvão é conhecido como o Protomártir, o primeiro mártir da história católica. Ele foi um dos primeiros seguidores dos Apóstolos de Jesus, sendo estimado entre a Comunidade de Jerusalém. Acredita-se que ele era de origem grega ou judia e tinha uma educação na cultura helênica. Estêvão é mencionado nos Atos dos Apóstolos como o primeiro dos sete diáconos eleitos para auxiliar na missão dos Apóstolos.

Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos, encontramos um relato detalhado do martírio de Estêvão. O seu martírio aconteceu entre os anos 31 e 36 d.C. Estêvão era conhecido por realizar prodígios e grandes sinais entre o povo, sendo cheio do Espírito Santo. No entanto, alguns membros da sinagoga não puderam resistir à sua sabedoria e ao Espírito com o qual ele falava.

Esses indivíduos subornaram homens para acusar Estêvão de proferir palavras blasfematórias contra Moisés e Deus. O povo e as autoridades o levaram ao Sinédrio, onde falsas testemunhas o acusaram de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei. Apesar disso, Estêvão permaneceu firme em sua fé e alegou ver os céus abertos com Jesus à direita de Deus. Isso enfureceu seus acusadores, que o apedrejaram até a morte.

Um dos que aprovaram a morte de Estêvão era Saulo, que mais tarde se converteria em São Paulo, o Apóstolo dos gentios. Durante a lapidação, Estêvão pediu a Jesus para perdoar seus assassinos. Esse ato de perdão foi particularmente importante, pois mostrou a grandeza de Estêvão ao enfrentar a morte e demonstrar amor e compaixão por seus algozes.

O martírio de Santo Estêvão ocorreu fora da Porta de Damasco, em Jerusalém, onde hoje se ergue a igreja de Saint-Étienne. Desde o ano 400 d.C., há relatos sobre as relíquias de Santo Estêvão. Sua vida e, principalmente, seu martírio tiveram um impacto profundo na arte cristã. Em muitas representações, Santo Estêvão é retratado com uma palma, símbolo do martírio, ou pedras decorativas, representando a sua morte por apedrejamento.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

A devoção a Santo Estêvão sempre foi muito forte no cristianismo. Ele é reverenciado como o Protomártir por ter sido o primeiro a derramar seu sangue em testemunho à fé cristã. A coragem e o perdão mostrados por Estêvão diante de seus perseguidores são exemplos poderosos de como enfrentar a adversidade com amor e fé.

Nós podemos aprender muito com a vida e o martírio de Santo Estêvão. Sua coragem e devoção à sua fé são um lembrete de que enfrentar desafios pode exigir sacrifícios, mas também pode inspirar e transformar vidas. A história de Santo Estêvão é um testemunho duradouro do poder do amor e da compaixão, mesmo diante da perseguição e do martírio. Que possamos nos inspirar em sua história e seguir o seu exemplo de fé inabalável.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santo Estevão
Qual o dia de Santo Estevão?
26 de dezembro
Santo Estevão é padroeiro(a) de que?