São Francisco Xavier

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
3 de dezembro

A Igreja sempre teve a missão de evangelizar, e no século XV e XVI, o Espírito Santo impulsionou a evangelização da América e do Oriente. Nesse contexto, São Francisco Xavier se destacou como um missionário extraordinário, fundando várias missões e sendo conhecido como “São Paulo do Oriente”. Francisco Xavier nasceu no castelo de Xavier, em Navarra, norte da Espanha, em 7 de abril de 1506. Sua família era nobre e seu pai, presidente do Conselho Real de Navarra.

A Conversão por Inácio de Loyola

Em 1525, aos dezoito anos, Francisco foi para Paris para seus estudos universitários. Em 1530, tornou-se “Magister Artium” e estava pronto para seguir uma carreira acadêmica. No entanto, sua vida mudou quando conheceu Inácio de Loyola e Pedro Fabro no Colégio de Santa Bárbara, em Paris. No início, a relação entre Francisco e Inácio foi complicada, tanto que Inácio o descreveu como “o pedaço de massa mais difícil que amassou”. Mas, com o tempo e a intercessão de Inácio, Francisco se converteu e entrou em um verdadeiro processo de conversão. Ele se tornou um dos cofundadores da Companhia de Jesus em 1539.

A Primeira Partida

Já como padre e empenhado na busca da santidade, São Francisco Xavier foi designado para ir em missão para o Oriente. Em 7 de abril de 1541, ele se tornou o primeiro jesuíta a partir de Lisboa para as missões nas Índias. Durante sua missão, Francisco realizou um trabalho frutífero de evangelização, alcançando pessoas de todas as classes e idades.

São Francisco Xavier: Patrono Universal das Missões

Sua viagem de Lisboa a Goa, na Índia, durou cerca de treze meses, sendo uma jornada difícil devido à escassez de alimentos, ao calor intenso e às tempestades. Chegando a Goa em 1542, Francisco escolheu um hospital da cidade como sua casa e dormia ao lado dos pacientes mais graves. A partir desse momento, seu ministério foi dedicado à assistência dos excluídos da sociedade. Para ensinar as crianças, ele adotou um método inovador, ensinando-lhes o catecismo com a ajuda de um sino que tocava nas ruas para reunir as crianças na igreja. Ele também traduziu os princípios da Doutrina Católica em versos e cantava para facilitar o aprendizado.

Durante os anos de 1545 a 1547, Francisco avançou para outras regiões, chegando a Malaca e às Ilhas do Moro, sem se preocupar com os perigos, confiando plenamente em Deus.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

O Desejo de Evangelizar o Japão

Em 1547, Francisco Xavier encontrou um japonês chamado Hanjiro, que estava ansioso para se converter ao cristianismo. Esse encontro acendeu em Francisco o desejo de levar o Evangelho à terra do “Sol nascente. Ele chegou ao Japão em 1549, mesmo sabendo que a pena de morte era aplicada àqueles que administrassem o sacramento do Batismo. No entanto, ele aprendeu a língua e os costumes japoneses para poder anunciar Cristo encarnado.

O Final de Uma Vida Dedicada às Missões

Francisco Xavier também ambicionava evangelizar a China e via o país como uma nova terra de missão. Em 1552, ele chegou à ilha de Shangchuan, onde tentou embarcar para Cantão, mas foi acometido por uma forte febre e cansaço. Ele faleceu em 3 de dezembro de 1552. Dois anos após sua morte, seu corpo foi trasladado para a igreja de Bom Jesus de Goa, Índia, onde é venerado.

Esse grande santo missionário entrou no Céu aos 46 anos de idade e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho. Sua missão foi tão grandiosa que, se colocássemos em uma linha todas as suas viagens, daríamos três voltas ao redor da Terra. São Francisco Xavier foi proclamado Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus em 1927.

Via de Santificação

Francisco Xavier foi beatificado em 1619 pelo Papa Paulo V e canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV. Sua oração resumia seu pensamento: “Senhor, eu vos amo, não porque me podeis dar o céu ou me condenar ao inferno, mas porque sois meu Deus! Amo-vos porque vós sois vós”!

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São Francisco Xavier
Qual o dia de São Francisco Xavier?
3 de dezembro
São Francisco Xavier é padroeiro(a) de que?