São João de Capistrano

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
22 de outubro

Capistrano, uma cidade localizada na região italiana de Abruzzo, é conhecida como a terra natal de São João de Capistrano. Filho de um barão alemão, ele se mudou para Perugia para estudar direito. Rapidamente, fez carreira e se tornou jurista e governador da cidade. No entanto, após a ocupação de Perugia pela família Malatesta, São João de Capistrano foi preso.

Chamado na prisão

Foi durante seu período na prisão que São João de Capistrano descobriu que o Senhor o chamava. Assim que foi libertado, ele se tornou sacerdote da Ordem dos Frades Menores. Como membro dessa ordem franciscana, João dedicou-se à pregação, à defesa da ortodoxia católica e à reforma da ordem de dentro para fora. Suas pregações, especialmente durante o Advento e a Quaresma, eram conhecidas por inflamar o espírito das pessoas, levando à conversão e renovação espiritual daqueles que o ouviam.

Amizade em Deus

Durante esse período, São João de Capistrano conheceu Bernardino de Siena, outro frade franciscano, com quem desenvolveu uma amizade sólida. Bernardino compartilhou com ele sua devoção especial ao Nome de Jesus, representado pela sigla IHS, que significa “Jesus salvador dos homens”. João defendeu Bernardino contra acusações de heresia e também se comprometeu a desmascarar o “fraticellismo”, que era a disseminação de doutrinas heréticas disfarçadas pela Regra franciscana.

Por esse motivo, São João de Capistrano é considerado um dos maiores reformadores da Ordem Franciscana e recebeu o apelido de “Coluna da Observância”. Além disso, ele também foi responsável por combater a prática da usura.

Combatente das heresias

Em 1453, a queda de Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente, trouxe um sentimento de ameaça ao cristianismo, devido ao avanço imparável do islamismo e dos turcos. Essa situação se tornou uma preocupação real e urgente para muitas pessoas. Em nome do Papa Nicolau V, São João de Capistrano estava na Áustria com outros 12 companheiros para evangelizar as regiões negligenciadas da Europa e combater as heresias generalizadas. No entanto, logo essa missão ficou em segundo plano.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Total dedicação ao Evangelho

São João de Capistrano abandonou sua missão inicial para se dedicar completamente à causa do evangelho. Ele começou a viajar pela Europa Central, procurando recrutar homens para enfrentar a ameaça dos turcos, especialmente nas populações húngaras, que estavam mais expostas. À frente de um exército de cinco mil homens, São João de Capistrano partiu para Belgrado com o objetivo de romper o cerco da cidade liderado pela frota fluvial de Maomé II.

Páscoa e legado

Uma semana depois, a vitória terrena chegou, transformando o frade idoso em um general vitorioso. No entanto, em seu caminho de volta, exausto e após contrair a peste, São João de Capistrano faleceu no convento de Ilok, na atual Croácia, em 23 de outubro de 1456. Ele foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1690 e, desde 1984, foi proclamado padroeiro dos capelães militares.

São João de Capistrano foi um grande reformador da Ordem Franciscana e um combatente dedicado à defesa da ortodoxia católica e à luta contra as heresias da época. Sua pregação incendiária e sua capacidade de mobilizar pessoas o tornaram um símbolo de renovação espiritual. Além disso, sua dedicação em enfrentar a ameaça do islamismo e dos turcos o fez ser chamado de “Apóstolo da Europa unida”. Sua vida e seu legado são exemplos de fé, coragem e comprometimento com a causa do Evangelho.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São João de Capistrano
Qual o dia de São João de Capistrano?
22 de outubro
São João de Capistrano é padroeiro(a) de que?