São João Paulo II

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
21 de outubro

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, na Polônia. Ele era o caçula de três irmãos e seu nascimento foi considerado de risco pelos médicos, que aconselharam sua mãe a interromper a gravidez. No entanto, ela decidiu seguir em frente e esse gesto se mostrou profético, já que Karol se tornou um grande defensor da família e da vida ao longo de sua vida.

A perda de seus familiares

Infelizmente, a vida de Karol foi marcada por várias perdas. Sua mãe, Emilia, faleceu nove anos depois de seu nascimento, devido à sua saúde debilitada. Três anos depois, seu irmão mais velho, Edmund, também faleceu devido a uma infecção contraída ao tratar de doentes em uma epidemia de escarlatina. Karol lembrou seu irmão como um “mártir do dever”. Aos 21 anos, ele perdeu seu último membro da família, seu pai. Foi com seu pai que ele aprendeu os valores de amor à Virgem Maria, honestidade, bravura e patriotismo.

Da não vocação ao terceiro maior pontificado da história

Durante a ocupação nazista na Polônia, Karol trabalhou em uma pedreira e em uma indústria química para evitar a deportação para a Alemanha. Testemunhou os horrores da guerra e as marcas profundas deixadas em sua amada Polônia. Também teve experiências marcantes com pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas. Essas experiências o ensinaram a amar seu país e a entender que o caminho da paz sempre é o melhor a seguir. Ele descobriu sua vocação ao sacerdócio durante esses anos difíceis e entrou clandestinamente no seminário em 1942.

João Paulo II: Eleito Papa em 1978

Karol Wojtyła foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, sucedendo o Papa João Paulo I. Ele escolheu o nome de João Paulo II e dedicou seu papado aos valores que aprendeu ao longo de sua vida, na promoção do Evangelho de Cristo.

Mediador da Paz

João Paulo II era conhecido por seu discurso conciliador e pacificador. Ele mediou a paz em várias situações de conflito e lutou contra a influência comunista na Polônia usando o Evangelho e o amor como suas armas. Ele defendeu fortemente os valores da família e a dignidade de todo ser humano. Sua teologia do corpo foi um exemplo de sua defesa da dignidade humana.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

O grande lema “Totus Tuus”

João Paulo II tinha um profundo amor e devoção à Virgem Maria. Ele escolheu o lema “Totus Tuus”, que significa “todo teu, Maria”, para expressar sua total entrega a ela. Ele atribuiu a sobrevivência ao atentado que sofreu em 1981 à intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Legado

O pontificado de João Paulo II foi marcado por sua luta contra o comunismo, defesa da família, estímulo ao diálogo inter-religioso e promoção da paz. Ele criou as Jornadas Mundiais da Juventude, escreveu várias encíclicas e canonizou vários santos. Seu exemplo de santidade e coragem continuam a inspirar as pessoas até hoje.

E assim, São João Paulo II entrou para a eternidade em 2 de abril de 2005. Seu funeral reuniu milhões de fiéis em Roma e ele foi beatificado em 2011 e canonizado em 2014. Seu legado como defensor da família e da vida continua vivo e seu convite para “não ter medo” ecoa em nossos corações.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São João Paulo II
Qual o dia de São João Paulo II?
21 de outubro
São João Paulo II é padroeiro(a) de que?