São José Manyanet

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
17 de dezembro

São José Manyanet Daniel y Vives nasceu em 7 de janeiro de 1833 em Tremp, na Espanha, em uma família cristã. Desde muito jovem, sua mãe o ofereceu a Nossa Senhora de Valldeflors, padroeira da cidade. Sua educação foi marcada pela fé desde cedo.

Aos 5 anos, começou seus estudos secundários em Barbastro. Mais tarde, frequentou os seminários diocesanos de Lleida e Urgell, onde cursou filosofia e teologia. Durante esse período, teve que encontrar um emprego quando ainda era criança para poder se sustentar.

Após 12 anos de trabalho intenso na diocese de Urgell, São José Manyanet sentiu o chamado de Deus para abraçar a vida religiosa e fundar duas congregações, uma masculina e outra feminina. Com a aprovação do Bispo em 1864, ele fundou os Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José e, em 1874, as Filhas Missionárias da Sagrada Família de Nazaré.

A missão dessas congregações era imitar, honrar e propagar o culto da Sagrada Família de Nazaré, além de prover a formação cristã das famílias, especialmente por meio da educação e instrução católica de crianças e jovens, bem como do ministério sacerdotal.

Exemplo de devoção e dedicação

São José Manyanet viveu exemplarmente todas as virtudes e, através de sua amorosa dedicação à cura das almas, guiou e impulsionou a formação e expansão dos dois institutos ao longo de quase quarenta anos. Durante esse tempo, ele abriu colégios, escolas profissionais, seminários e outros centros de apostolado em diferentes lugares da Espanha.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Atualmente, os dois institutos estão presentes em vários países da Europa, América e África, continuando a exercer sua missão no mundo.

São José Manyanet foi um devoto fervoroso da Sagrada Família de Nazaré. Ele escreveu diversas obras e folhetos para difundir sua devoção e estimular sua imitação. Além disso, fundou a revista “La Sagrada Familia” e propôs a construção de um templo expiatório em Barcelona, ​​que se tornaria um símbolo da Sagrada Família e de suas virtudes.

Essa inspiração deu origem ao maravilhoso trabalho do arquiteto e Servo de Deus Antonio Gaudí, que projetou o templo da Sagrada Família em Barcelona. A construção desse templo serviria como uma representação visual das virtudes e exemplos da Sagrada Família de Nazaré.

Obras escritas e legado

São José Manyanet não apenas pregava a Palavra de Deus, mas também escrevia muitas cartas e livros para a formação de religiosos, famílias e crianças, além de gestão de colégios e escolas. Um de seus livros mais importantes é “La Escuela de Nazaret y Casa de la Sagrada Familia“, que conta a história espiritual de sua alma através de diálogos fictícios com Jesus, Maria e José.

Ele também escreveu “Preciosa joya de familia“, um guia para casais e famílias, destacando a importância do casamento como vocação e a educação cristã dos filhos. Para a formação dos religiosos, escreveu “El espíritu de la Sagrada Familia“, um livro de meditações que descreve a identidade da vocação e missão dos religiosos e religiosas da Sagrada Família.

Além disso, existem seleções de suas obras publicadas e um projeto em andamento para a publicação de sua obra completa.

Homenagem final e legado duradouro

Apesar de enfrentar muitas dificuldades e doenças ao longo de sua vida, São José Manyanet foi perseverante e fiel em sua missão. Ele entregou sua alma a Deus em 17 de dezembro de 1901, rodeado pelo afeto e pela dor das crianças e jovens pelas quais dedicou sua vida.

Seus restos mortais descansam na capela do Colégio Jesus, Maria e José de Barcelona, ​​que se tornou um local de oração para seus filhos e filhas espirituais, bem como para muitos pais, crianças, famílias e devotos que foram inspirados por seus exemplos e ensinamentos.

São José Manyanet deixou um legado duradouro através de suas congregações religiosas, de suas obras escritas e da inspiração para a construção do templo da Sagrada Família. Sua vida devoção e dedicação à Sagrada Família são um exemplo a ser seguido por todos.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São José Manyanet
Qual o dia de São José Manyanet?
17 de dezembro
São José Manyanet é padroeiro(a) de que?