São Marcos Evangelista

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
25 de abril

São Marcos Evangelista era de uma família judaica e possível primo de Barnabé, uma figura importante na difusão do cristianismo.

Sua mãe, Maria, que era viúva e de boas condições financeiras, colaborava com os primeiros cristãos, abrigando-os em sua casa no início do cristianismo. Alguns estudiosos sugerem que a casa de Marcos foi usada por Jesus e pelos Apóstolos durante a última ceia.

Discípulo de São Pedro e evangelista

Mesmo não sendo um dos doze Apóstolos, Marcos provavelmente conheceu Jesus. Segundo a tradição, ele foi o jovem que fugiu nu no momento da prisão de Jesus no Getsêmani.

Marcos acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária e tornou-se um discípulo fiel de São Pedro em Roma. Pedro tinha grande estima por Marcos, chegando a chamá-lo de “meu filho”.

Sob a inspiração do Espírito Santo, Marcos registrou as pregações de Pedro em seu evangelho, tornando-se um modelo de fidelidade na transmissão da Palavra de Deus.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

A contribuição de São Marcos na evangelização

A principal missão de Marcos foi descrever e transmitir as principais pregações de Pedro sobre Jesus. Seu evangelho é considerado o primeiro a ser escrito e serviu de base para os evangelhos de Mateus e Lucas.

Com um convite urgente para conhecer Jesus, o evangelho de Marcos destaca a importância do testemunho e da propagação da Boa Nova a todas as criaturas.

São Marcos: Padroeiro de Veneza

Após os martírios de São Pedro e São Paulo, Marcos viajou para Alexandria, onde se tornou evangelizador e o primeiro Bispo da cidade. Acredita-se que tenha sido martirizado entre os anos 68 e 72. Suas relíquias foram transportadas para Veneza em 825, onde ele é venerado como Padroeiro da cidade.

Marcos foi conhecido como o “estenógrafo” de Pedro, registrando suas palavras sem elaborá-las. Seu evangelho, escrito entre os anos 50 e 60, destaca a vivacidade e a simplicidade da mensagem de Jesus. Através dos milagres realizados por Cristo, Marcos evidencia o poder de Jesus como Filho de Deus.

A devoção e reverência a São Marcos

São Marcos é Padroeiro dos tabeliões, escrivães, vidraceiros e ópticos. Além da Igreja Católica, é venerado pela Igreja Ortodoxa e Copta, que o considera seu Patriarca.

Sua importância é tão significativa que em 1071, foi escolhido como titular da Basílica e principal Padroeiro de Veneza, tornando-se indissociável da história e cultura da cidade.

Em resumo, a vida e legado de São Marcos Evangelista são marcados pela fidelidade, pela dedicação à transmissão da Palavra de Deus e pelo exemplo de testemunho cristão.

Sua importância na propagação do Evangelho e sua devoção como Padroeiro de diversas categorias e cidades ressaltam a influência duradoura de sua obra e testemunho na história do cristianismo.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de São Marcos Evangelista?
25 de abril
São Marcos Evangelista é padroeiro(a) de que?