São Pedro Canísio

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
21 de dezembro

São Pedro Canísio, nascido em Nimega, na Holanda, em 8 de maio de 1521, foi filho de Jacó Kenis, um renomado burgomestre da cidade. Inicialmente, seu pai o encaminhou para estudar Direito na Universidade de Colônia, a fim de se tornar um advogado. No entanto, Pedro não descuidou de sua espiritualidade, realizando frequentes visitas ao Mosteiro dos Cartuxos.

Foi durante essas visitas que Pedro Canísio descobriu sua verdadeira vocação, com o auxílio de um padre jesuíta. Assim, tornou-se o primeiro jesuíta alemão ao entrar para a Companhia de Jesus em maio de 1543. Em junho de 1546, recebeu a ordenação sacerdotal e, nesse mesmo ano, publicou as obras de São Cirilo de Alexandria, sendo o primeiro livro impresso por um jesuíta.

Pedro Canísio destacou-se como teólogo do Concílio de Trento, além de ser um renomado pregador e professor. Ele exerceu sua docência em diversas cidades, como Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique, sendo também responsável por organizar a Ordem Jesuíta na Alemanha e transformá-la em um valioso instrumento para a reforma católica contra o protestantismo. Além disso, Pedro foi um dos iniciadores da imprensa católica.

Seu profundo amor pela Santíssima Virgem o levou a se tornar conselheiro de príncipes, núncios e papas. Durante sua vida, Pedro Canísio compôs 36 obras, sendo seus três catecismos os mais célebres. Estes catecismos, publicados entre 1555 e 1558, foram amplamente difundidos e alcançaram pelo menos 130 edições, com o “Catecismo Mayor”, contendo 221 perguntas e respostas, recebendo destaque especial. O Papa Leão XIII chegou a chamá-lo de “segundo Apóstolo da Alemanha, depois de São Bonifácio.

A amizade profunda de São Pedro Canísio com Cristo foi uma característica marcante em sua vida. Em seu diário, datado de 4 de setembro de 1549, ele escreveu: “No final Vós, como se me abrisses o coração do Sacratíssimo Corpo, que me parecia ver diante de mim, ordenastes-me para que bebesse daquela nascente, convidando-me por assim dizer a haurir as águas da minha salvação das vossas fontes, ó meu Salvador”. Sua autenticidade como evangelizador foi resultado de sua profunda união e frutuosidade como instrumento de Jesus e sua Igreja.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

São Pedro Canísio faleceu em 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburgo, na Suíça. Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 21 de maio de 1925, sendo também declarado Doutor da Igreja.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São Pedro Canísio
Qual o dia de São Pedro Canísio?
21 de dezembro
São Pedro Canísio é padroeiro(a) de que?