São Turíbio de Mongrovejo

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
23 de março

São Turíbio de Mongrovejo é conhecido como um dos maiores apóstolos da América Latina, graças ao seu trabalho incansável em prol dos povos indígenas, sua organização da Igreja Católica na América espanhola e seu legado de amor e desapego. Nascido Turíbio Alfonso de Mongrovejo em 1538, em Maiorca, em uma família nobre, ele se destacou desde jovem pela sua honestidade e justiça. Após estudar em diversas cidades da Espanha e participar da inquisição, ele foi nomeado arcebispo de Lima, no Peru, e dedicou sua vida à evangelização, defesa dos índios e à formação de santos.

A nomeação episcopal

Turíbio foi indicado arcebispo da América espanhola pelo rei Felipe II, que reconheceu suas qualidades e pediu ao Papa Gregório XIII que o nomeasse. Assim, em 1580, ele foi sagrado Arcebispo de Lima, no Peru, e começou a sua missão em prol dos povos indígenas.

A compaixão de São Turíbio de Mongrovejo

Ao chegar a Lima, em 1581, São Turíbio ficou chocado com a miséria material e espiritual em que os índios viviam. Ele começou a aprender a língua dos índios e a defendê-los das arbitrariedades dos colonizadores, que os tratavam como animais. Seu trabalho incansável em favor dos índios o fez ser venerado pelos fiéis e visto como um defensor da justiça.

Ardor evangelizador

Com o apoio do povo indígena, São Turíbio organizou inúmeras comunidades em sua diocese, realizou assembleias e convocou sínodos para a evangelização. Ele realizou e coordenou dez concílios da diocese e três concílios provinciais, formando a principal estrutura organizacional da Igreja Católica na América espanhola.

Apóstolo incansável

Durante seus anos de episcopado, São Turíbio percorreu quinze mil quilômetros em missão pela América Espanhola, ensinando, pregando, convertendo e devolvendo dignidade aos índios. Ele administrou a crisma a sessenta mil fiéis e teve a graça de formar e crismar três santos peruanos que mais tarde foram canonizados.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Legado para o futuro

Turíbio procedeu a fundação do primeiro seminário nas Américas, onde formou vários missionários ardorosos. Sua obra contribuiu para o processo de evangelização da América Espanhola e sua organização da Igreja Católica dura até os dias atuais.

Amor e desapego

Pouco tempo antes de sua morte, São Turíbio doou todas as suas roupas para os pobres e para aqueles que trabalhavam a seu serviço. Esse gesto resumiu o comportamento de toda sua vida. Ele faleceu em 1606 e foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726.

A visão e organização de São Turíbio de Mongrovejo

A visão e a organização de São Turíbio criaram uma estrutura duradoura para a Igreja Católica na América espanhola. Ele desafiou os espanhóis resistentes a aprenderem a língua dos índios e formou santos que deixaram um legado para a história da Igreja.

O legado de São Turíbio de Mongrovejo como apóstolo e padroeiro do Peru é um exemplo de amor, compaixão, dedicação e organização na evangelização dos povos indígenas da América espanhola. Sua canonização e proclamação como padroeiro do episcopado latino-americano são reconhecimentos de sua importância e de seu legado duradouro para a Igreja Católica. São Turíbio de Mongrovejo deixa como legado um exemplo de amor e dedicação à causa dos menos favorecidos, que continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São Turíbio de Mongrovejo
Qual o dia de São Turíbio de Mongrovejo?
23 de março
São Turíbio de Mongrovejo é padroeiro(a) de que?