Santa Senhorinha

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
22 de abril

Santa Senhorinha foi uma abadessa beneditina portuguesa, canonizada santa pela Igreja Católica em 1130. Seu nome original era Domitilla Ufes, filha da condessa D. Teresa Soares e do conde D. Ufo Ufes. Senhorinha de Basto, fazia parte de uma família nobre.

Após a morte prematura de sua mãe, seu pai passou a chamá-la de Senhorinha, que significa “pequena senhora”.

A Vida Monástica de Santa Senhorinha

Aos quinze anos de idade, Santa Senhorinha recusou-se a casar com um nobre pretendente e ingressou na vida monástica, sob a guarda de sua tia materna D. Godinha, abadessa no Mosteiro de São João de Vieira do Minho, da ordem de São Bento. Ao professar seu noviciado, fez votos e adotou o nome de Irmã Senhorinha.

Abadessa de São Jorge de Basto

Após a morte de sua tia, Santa Senhorinha tornou-se abadessa do Mosteiro de São João de Vieira do Minho, transferindo-se mais tarde para um mosteiro em São Jorge de Basto, no município de Cabeceiras de Basto. A localidade passou a figurar em seu nome.

Santa Senhorinha e a Espiritualidade de São Bento

Muitos identificavam em Santa Senhorinha a espiritualidade de São Bento, dedicando-se à oração, ao trabalho e sempre disponível para ouvir aqueles que a procuravam.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

A Páscoa de Santa Senhorinha

Santa Senhorinha faleceu em 22 de abril de 982, aos 58 anos, sendo sepultada na igreja do mosteiro, próxima aos túmulos de Santa Godinha e São Gervásio.

Devoção a Santa Senhorinha em Basto, Portugal

Embora o padroeiro seja São Jorge, a devoção à Santa Senhorinha resultou em vários milagres, como a cura de um cego durante o levantamento de seu túmulo pelo Bispo da cidade. Outros milagres incluem transformação de água em vinho, acalmar tempestades e multiplicação de farinha.

A Fonte de Milagres e a Igreja de Santa Senhorinha

A fonte da santa, localizada na igreja, é famosa por seus milagres, mantendo viva a devoção a Santa Senhorinha. A igreja, uma das mais antigas da arquidiocese de Braga, celebra anualmente a devoção milenar à abadessa beneditina. A festa em sua honra demonstra a fé e devoção do povo à Santa Senhorinha de Basto.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de Santa Senhorinha?
22 de abril
Santa Senhorinha é padroeiro(a) de que?