Santa Zita

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
27 de abril

Santa Zita, nascida em 1218 no povoado de Monsagrati, próxima à cidade de Lucca, Itália, veio ao mundo em uma família pobre, numerosa e camponesa. Desde cedo, ela recebeu a riqueza da vida em Deus nos ensinamentos que a guiaram ao longo de sua vida.

Serva desde a infância

Aos 12 anos, Zita foi trabalhar em uma casa de família para não se tornar um peso para sua numerosa família. Mesmo sem salário, ela trabalhava em troca de comida, roupas e sustento básico.

A família para a qual ela servia não tratava bem seus criados, o que fez Zita sofrer, porém, ela perseverou seguindo uma vida de oração e humildade. Por isso, o Papa Pio XII a proclamou padroeira das empregadas domésticas.

Zita tinha um coração generoso e costumava dividir tudo o que recebia com os mais necessitados, mesmo que significasse sacrificar-se. Ela aos poucos conquistou a confiança e admiração de seus patrões. Mesmo enfrentando a inveja e zombaria por parte de outros funcionários, ela nunca deixou de praticar a caridade cristã.

Santa Zita e a dedicação total aos pobres, doentes e necessitados

Um dos momentos mais marcantes de sua vida, Zita foi surpreendida pela patroa ao ser acusada de alimentar os pobres com mantimentos da casa. Ao ser questionada, ela disse que tinha apenas flores em seu avental. Ao mostrar o que tinha, uma chuva de flores caiu a seus pés, um sinal da sua santidade.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Em outra ocasião, na véspera de Natal, Zita emprestou um manto caro do seu patrão para aquecer um homem na rua. Ao ser repreendida, um idoso desconhecido devolveu o manto no dia seguinte, levando todos a acreditarem que se tratava de uma intervenção divina.

Vida de doação e espiritualidade

Ao longo de toda sua vida, Santa Zita dedicou-se à obra de caridade, auxiliando os pobres, doentes e necessitados. Sua vida de oração e participação nas missas matinais era um exemplo de espiritualidade e devoção a Deus. Mesmo diante das dificuldades, ela sempre buscava discernir se suas ações estavam de acordo com a vontade divina.

Morte e canonização

Após falecer em 27 de abril de 1278, a fama de santidade de Santa Zita rapidamente se espalhou pela Itália e até mesmo pela Inglaterra. Seus restos mortais repousam na capela de Santa Zita, na Igreja de São Frediano, em Lucca. Em 1652, durante uma exumação, seu corpo foi encontrado intacto, o que contribuiu para sua canonização em 1696, pelo Papa Inocêncio XII.

A história de Santa Zita é um testemunho de dedicação, caridade e humildade, servindo de inspiração para todos os que buscam viver uma vida em conformidade com os ensinamentos cristãos. Sua intercessão é solicitada por muitos que buscam auxílio e milagres, tornando seu túmulo um local de graças e devoção para todos os fiéis.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de Santa Zita?
27 de abril
Santa Zita é padroeiro(a) de que?