São Domingos Sávio

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
6 de maio

São Domingos Sávio nasceu em 2 de abril de 1842, no vilarejo de Riva, pertencente a Castelnuovo d’Asti, na Itália. Ele era um dos três filhos de Carlos Sávio, ferreiro, e Brígida Agagliate, costureira. Domingos Sávio foi aluno de um mestre muito especial: São João Bosco. Ele foi um jovem cheio de grande sensibilidade, São João Bosco disse em citação que ele era “de boa índole e muito piedoso”.

Uma Vida em busca da santidade

Toda a vida de Domingos Sávio foi uma grande e linda busca pela santidade. Ainda na infância, ele ia à igreja para rezar mesmo quando ela estava fechada. Ele recebeu a Primeira Eucaristia aos sete anos e estabeleceu seu lema de vida: “Prefiro morrer que pecar”. Esta maturidade espiritual foi fruto da maravilhosa pedagogia criada por São João Bosco.

A falsa acusação e a lição de Domingos Sávio

Certo dia, alguns colegas de classe encheram com pedras a estufa da sala de aula e acusaram Domingos de ter colocado as pedras. O mestre, que era um padre, não tinha escolha diante das “provas” que os colegas forjaram. Domingos não se defendeu. Apenas um dia depois, a verdade veio à tona.

O padre procurou Domingos e perguntou por que ele se calara diante de uma falsa acusação. Domingos disse que precisava imitar o Senhor Jesus, que também tinha sido acusado sem ter culpa e ficou em silêncio, assumindo uma culpa que não era dele. Domingos ainda disse que se falasse em sua defesa os outros alunos poderiam ser expulsos e ele não queria o mal para seus colegas.

Sua Companhia da Imaculada Conceição

Aos doze anos de idade, Domingos Sávio se encontrou com São João Bosco e passou a fazer os estudos secundários. Tomado pelo carisma de São João Bosco, e pelo grande ideal que se resumia na expressão “Dai-me almas”, Domingos quis salvar mais e mais pessoas. Por isso, ele fundou a Companhia da Imaculada Conceição.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Morte e canonização

Tomado pela tuberculose aos quinze anos, Domingos Sávio voltou à casa dos pais, onde morreu serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos pais: “Adeus queridos pais. Estou tendo uma visão linda! Que lindo!” Domingos Sávio foi beatificado em 1950 e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII. Hoje é o padroeiro das pessoas que sofrem falsas acusações, dos jovens delinquentes e dos cantores do coro da igreja.

São Domingos Sávio foi um jovem que, mesmo com uma vida curta, deixou um grande exemplo de como devemos viver nossas vidas. Ele nos ensina que a santidade não tem limites de idade e que não devemos nos defender a qualquer custo – podemos buscar a imitação do Senhor Jesus em todas as situações.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

Qual o dia de São Domingos Sávio?
6 de maio
São Domingos Sávio é padroeiro(a) de que?