São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
27 de fevereiro

Francisco Possenti, mais conhecido como São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, nasceu em Assis, na Itália, em 1º de março de 1838. Filho de uma família abastada, ele foi batizado com esse nome e desde cedo aprendeu a rezar, transmitindo uma grande fé transmitida por seus pais. Com apenas 4 anos de idade, Francisco perdeu sua mãe, sendo criado principalmente por sua irmã Maria Luisa e pela governanta da família.

Um jovem brilhante em busca de sua vocação

Francisco era um jovem brilhante e sempre se destacou entre os outros meninos. Além de ser um ótimo aluno, ele era bonito, educado, excelente bailarino e admirado por seus colegas e amigos. Desde criança, ele sentia uma forte atração e admiração pela vida religiosa, mas também se sentia dividido entre os divertimentos e eventos sociais que tanto gostava e a vida de penitência e contemplação que o atraía.

Durante a adolescência, Francisco passou por uma grande prova ao perder sua irmã Maria Luisa para a cólera. Essa perda o fez refletir sobre a inconsistência das alegrias humanas e despertou novamente o desejo de seguir a vida religiosa. No entanto, seu pai o desmotivava.

A consagração à vida religiosa

Em 1856, durante uma procissão em honra à Virgem Maria, Francisco teve um momento de revelação. Enquanto contemplava o ícone da Virgem, ele ouviu claramente as palavras: “Francisco, não entendeu ainda que essa vida não é feita para você? Segue a tua vocação”. Quinze dias depois, aos 18 anos, ele deixou a cidade de Spoleto, onde morava, e ingressou na Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como os Passionistas.

Ao ingressar no noviciado e receber o hábito religioso, Francisco assumiu o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores, em homenagem à sua devoção mariana. Sua espiritualidade foi marcada pelo amor a Jesus Crucificado e à Virgem Dolorosa.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

A breve vida de um santo

Com apenas 23 anos, Gabriel começou a sentir os primeiros sintomas de sua doença. Fraqueza, cansaço, febre, dores no peito e tosse, que logo se transformou em sangramentos. Foi diagnosticado com tuberculose. Mesmo enfrentando uma doença grave, Gabriel permaneceu fiel e uniu suas dores à Paixão de Jesus, da qual era tão devoto. No momento de sua morte, aos 24 anos, ele pediu a absolvição de seus pecados e repetiu três vezes: “Meus méritos são vossas chagas, Senhor!”.

A devoção a São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores foi beatificado em 1908 e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV. Ele foi declarado exemplo a ser seguido pela juventude dos tempos atuais e é considerado copatrono da Ação Católica Italiana desde 1926.

O Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, localizado na Província de Teramo, é um dos mais famosos e procurados da Itália. Custodiado pela Congregação dos Passionistas, o santuário recebe fiéis que buscam a intercessão e a devoção a São Gabriel.

No Brasil, há quatro paróquias dedicadas a São Gabriel de Nossa Senhora das Dores. Duas estão localizadas em São Paulo (SP), uma em Osasco (SP), outra em Itaquaquecetuba (SP), na Diocese de Mogi das Cruzes (SP), e uma na cidade de Fazenda do Rio Grande (PR), na região metropolitana de Curitiba.

Em 2014, na inauguração do Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), relíquias de primeiro grau de São Gabriel foram depositadas solenemente no altar do templo. Essas relíquias foram doadas pelo fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Essa providência foi considerada significativa, já que a Comunidade começou suas atividades com jovens e a espiritualidade do santuário está intimamente ligada à devoção a Nossa Senhora das Dores.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores
Qual o dia de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores?
27 de fevereiro
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é padroeiro(a) de que?