São Leão IX

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
19 de abril

São Leão IX, Brunone dos Condes de Egisheim, nasceu em Eguisheim, região da Alsácia, na França. Pertencente a uma família de grandes vassalos, foi confiado aos cuidados e educação do Bispo de Toul, que o instruiu em direito canônico. Aos 18 anos, tornou-se cônego, e aos 22, diácono.

Em 1025, comandou cavaleiros alemães em uma batalha, seguindo as tradições da época. Por seu serviço, recebeu uma sede episcopal e, em 1027, tornou-se Bispo de Toul, mantendo-se nessa função por 25 anos.

Reconhecido por sua defesa à Igreja, promoveu reformas nos conventos e na forma de evangelização em sua diocese.

Eleito Papa

Em 1049, aos 47 anos, São Leão IX foi eleito Papa, sucedendo a Dâmaso II. Inicialmente relutante em aceitar a posição, somente o fez após a aprovação do clero romano e do povo.

Como Pontífice, empenhou-se em reformas no clero e combateu a simonia, prática que envolvia a venda de favores divinos, como bênçãos. Considerado o iniciador da Reforma Gregoriana, convocou diversos sínodos ao longo de seu papado.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

São Leão IX: defesa do celibato sacerdotal e luta contra simonia

São Leão IX lutou contra a simonia, buscou a defesa do celibato sacerdotal e se opôs à nomeação de Bispos como príncipes imperiais. Além disso, procurou restabelecer os valores do cristianismo primitivo.

Foi o primeiro Papa a realizar viagens pela Europa, selando a paz entre Hungria e Alemanha e evitando uma guerra iminente.

Cisma do Oriente

Durante o pontificado de São Leão IX, o Patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, começou a agir de forma contrária e crítica aos ritos comuns à Igreja Latina.

Defendendo a tradição latina, o Papa enviou um representante para negociar com o Patriarca e evitar maiores conflitos. No entanto, as diferenças resultaram em excomunhões mútuas, levando ao Grande Cisma entre a Igreja Romana e a Ortodoxa.

Perseguição e morte

Normandos invadiram a Itália durante o papado de São Leão IX. Em defesa do povo, o Papa e os habitantes se armaram, com o apoio do Império. Apesar dos esforços, os normandos conseguiram obter a vitória, mantendo o Papa prisioneiro de junho de 1053 a março de 1054.

Mesmo sendo tratado com respeito, ao retornar a Roma, São Leão IX faleceu pouco depois, em abril de 1054. Com um pontificado de apenas 5 anos, é considerado um guia revolucionário da Igreja.

Sua festa é celebrada no dia de sua morte, e seu corpo repousa na Basílica de São Pedro, em Roma.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de São Leão IX?
19 de abril
São Leão IX é padroeiro(a) de que?