Santa Águeda, virgem e mártir

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
5 de fevereiro

Santa Águeda nasceu na Sicília em 235, de família nobre e rica. Desde cedo, ela desejava consagrar-se a Deus. Em seu rito de velatio, foi presenteada pelo Bispo com o flammeum, o véu vermelho da virgindade consagrada. Dedicou-se ao serviço pastoral na comunidade e, acima de tudo, pelo caminho do sofrimento para o martírio.

Perseguição e o martírio de Santa Águeda

Após o édito governador Quinciano, que perseguia os cristãos, Santa Águeda fugiu para Catânia. Foi presa e obrigada a relações sexuais com ele, mas se recusou a abdicar de sua virgindade consagrada. Por isso, sofreu maus tratos, tortura e teve seus mamilos arrancados.

Ela foi submetida às brasas acesas, mas mesmo assim se manteve fiel a Deus.

Em seus últimos momentos, ela declarou: “Senhor, que me criastes e me protegestes, desde a minha infância; na minha juventude, me fizestes agir com coragem; que me libertastes dos prazeres mundanos; que preservastes meu corpo da contaminação; que me fizestes vencer os tormentos do algoz, dos ferros, do fogo e das correntes; que me destes, entre os tormentos, a virtude da paciência, vos peço, agora, acolher o meu espírito, por que já é hora que eu deixe este mundo, segundo a vossa vontade, para gozar da vossa misericórdia“.

Ao pronunciar essas palavras, no dia 5 de fevereiro de 251, Santa Águeda entregou seu espírito.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Seu culto começou no ano seguinte e suas relíquias foram colocadas na catedral dedicada a ela em Catânia. Sua imagem traz a palma do martírio e a bandeja com os seios arrancados, em sinal de sua fidelidade a Deus mesmo em meio a tanta dor.

O milagre de Santa Águeda

Após um ano, o vulcão Etna entrou em erupção, como um grande incêndio e um rio ardente ameaçando a cidade de Catânia. Então, muitos se dirigiram ao túmulo de Santa Águeda, para pedir sua intercessão.

Seu véu foi exposto diante da lava que, milagrosamente, parou de escorrer.

Agora, Santa Águeda é lembrada como símbolo de devoção, fé e fortaleza. Seu exemplo de coragem e amor a Deus é uma lição para todos.

Referências:
– https://www.catolicismo.com.br/santa-agueda.html
– https://www.tudoparacatolicos.com.br/santa-agueda/

Qual é o dia de Santa Águeda?

A festa liturgica de Santa Águeda é celebrada em 05 de Fevereiro.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de Santa Águeda, virgem e mártir?
5 de fevereiro
Santa Águeda, virgem e mártir é padroeiro(a) de que?