São Martinho de Tours

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
10 de novembro

São Martinho de Tours foi um santo que marcou a história com seu gesto poderoso e inspirador. Nascido por volta de 316 ou 317, no final do Império Romano, na região da Panônia, atual Hungria, Martinho pertenceu a uma categoria especial de santos. Seu famoso manto tornou-se símbolo de sua generosidade e devoção ao próximo.

O serviço militar e a compaixão

Filho de um tribuno militar, Martinho viveu em Pavia devido ao presente de um terreno que seu pai, um veterano do exército, havia recebido. Embora seus pais fossem pagãos, Martinho sentia-se atraído pelo cristianismo desde muito jovem. Aos 12 anos, já sonhava em se tornar um asceta e viver no deserto, em oração e isolamento espiritual. No entanto, um edito imperial interveio e ele teve que se alistar no exército, acabando em um quartel na Gália.

Foi durante seu serviço militar que ocorreu o grandioso gesto com o manto, por volta do ano 335. Como membro da guarda imperial, Martinho era frequentemente requisitado para rondas noturnas. Em uma dessas rondas, durante o inverno, ele se deparou com um mendigo seminu. Movido pela compaixão, Martinho tirou seu manto e o dividiu em duas partes, dando metade ao pobre.

O sacramento do batismo e o testemunho da fé

Na noite seguinte, Jesus apareceu a Martinho em um sonho, usando a metade do manto que o soldado havia dado ao mendigo. Jesus disse aos anjos: “Este aqui é Martinho, o soldado romano não batizado: ele me cobriu com seu manto”. Esse sonho impactou profundamente o jovem soldado, que decidiu se batizar na festa da Páscoa seguinte, por volta dos 20 anos.

Mesmo após o batismo, Martinho continuou a servir no exército romano por mais 20 anos. Nesse período, ele deu testemunho de sua fé em um ambiente distante de seus sonhos de adolescência. No entanto, sua vida ainda tinha muitos desafios pela frente.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Após ser dispensado do exército, Martinho foi visitar Dom Hilário, bispo de Poitiers, que era um firme opositor da heresia ariana. Por sua oposição, Hilário foi exilado, mas Martinho soube da notícia enquanto visitava sua família na Panônia e decidiu se retirar para um mosteiro perto de Milão.

Quando Dom Hilário voltou do exílio, Martinho o visitou e obteve permissão para fundar um mosteiro perto de Tours. Ele viveu uma vida austera em cabanas, tornando-se pobre como sempre desejou. Rezava e pregava a fé católica nas terras francesas, onde sua generosidade e compaixão pelo próximo se tornaram conhecidas por muitos.

O legado como bispo e o fim de sua vida

Cerca de 10 anos depois, os cristãos de Tours ficaram sem pastor e aclamaram Martinho como bispo em 371. A partir desse momento, ele se dedicou fervorosamente à evangelização e à formação do clero, dedicando-se especialmente aos mais necessitados, como os pobres, presos e enfermos.

São Martinho optou por viver nas adjacências dos muros da cidade, no mosteiro de Marmoutier, o mais antigo da França. Vários monges o seguiram, incluindo muitos membros da nobreza. Sua vida exemplar e seu carisma o tornaram um verdadeiro cavaleiro de Cristo, querido e admirado por todos.

Em 397, aos 80 anos, Martinho foi chamado para reconstituir um cisma entre o clero local em Condate, atual Candes de Saint-Martin. Com seu carisma, ele conseguiu pacificar os ânimos, mas acabou sendo acometido por febres violentas. Conforme seu desejo, o santo faleceu deitado na terra nua. Seu enterro foi acompanhado por uma grande multidão, que honrou a memória de um homem generoso, solidário e verdadeiro cavaleiro de Cristo.

O legado de São Martinho de Tours transcende as gerações, inspirando pessoas a praticarem a generosidade, a compaixão e a viverem uma vida de fé. Sua história, marcada pelo gesto do manto, permanece indelével e profunda, lembrando-nos da importância de nos preocuparmos com o próximo e de darmos testemunho de nossa fé em todas as circunstâncias da vida.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar

Santo do Dia

Liturgia Diária

São Martinho de Tours
Qual o dia de São Martinho de Tours?
10 de novembro
São Martinho de Tours é padroeiro(a) de que?