Santa Ângela Mérici

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
27 de janeiro

Santa Ângela Mérici nasceu em 21 de março de 1474, em Desenzano del Garda, Itália. De uma família muito honesta — materialmente pobre, mas espiritualmente riquíssima —, desde pequena já tinha uma vida de oração e penitência, onde buscava amar a Deus cada vez mais. Com o testemunho dos pais, Ângela e a irmã foram crescendo. Tinha o costume de reunir-se com o pai para ouvir sobre a vida dos santos e começou a nutrir uma devoção a Santa Úrsula.

O amor de Ângela Mérici à Cristo e à Igreja

Cinco anos após a morte de seu tio, retornou para Desenzano, dedicando-se às obras de misericórdia espirituais e corporais. Teve um sonho de ver jovens com coroas de lírios caminhando para o céu e, com isso, começou um trabalho muito providencial, servindo jovens que corriam riscos morais.

Em 1516, foi enviada por seus superiores para Bréscia para assistir à viúva Catarina Patendola. Na cidade, Ângela mostrou um laicato cada vez mais comprometido com a caridade, enriquecido pela sensibilidade feminina.

A Peregrinação de Santa Ângela Mérici

Ao receber uma segunda visão, decidiu-se por fazer uma peregrinação por locais sagrados, como Mântua e o Monte Sagrado de Varallo. Em 1524, ela foi para a Terra Santa. Foi nesta viagem que, de repente, Ângela perdeu a visão. Sem desanimar, aceitou a sua deficiência momentânea como um sinal da Providência Divina. Teve a sua visão recuperada enquanto rezava diante do Crucifixo.

Fundação da Companhia de Santa Úrsula

Regressando à Itália, em 1525, foi em uma romaria à Roma. Contudo, Santa Ângela Mérici não aceitou a proposta do Papa Clemente VIII para que ela permanecesse na cidade e retornou à Bréscia. Em 25 de novembro de 1535, com o apoio de doze colaboradoras, Ângela fundou a “Companhia de Santa Úrsula”, onde a Regra de vida era estar fora do convento dedicando-se à instrução e à educação de mulheres, com voto de obediência ao Bispo e à Igreja. A ideia principal de Santa Ângela era que as mulheres se santificassem para santificar a família e a sociedade.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

Faleceu em 27 de janeiro de 1540, com a idade de 66 anos. Seus restos mortais estão na igreja de Santa Afra, na Bréscia. Em 1544, Papa Paulo III elevou a sua Companhia a um Instituto de Direito Pontifício, permitindo que as Ursulinas pudessem atuar além dos confins da Diocese. Em 1768, Ângela Mérici foi beatificada pelo Papa Clemente XIII e, em 24 de maio de 1807, foi canonizada pelo Papa Pio VIII.

Santa Ângela Mérici é um exemplo de amor a Cristo e à Igreja. Seu carisma e seus serviços pautaram-se por um profundo amor, que perdura até hoje.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de Santa Ângela Mérici?
27 de janeiro
Santa Ângela Mérici é padroeiro(a) de que?