Santa Catarina de Alexandria

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
25 de novembro

Santa Catarina de Alexandria nasceu no ano de 287, na cidade de Alexandria, onde recebeu uma educação cristã exemplar. Ela é considerada uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, sendo venerada como uma grande mártir pela Igreja Ortodoxa e reverenciada como um dos catorze Santos Auxiliadores pela Igreja Católica.

Juventude e Sabedoria

De acordo com a lenda, o pai de Santa Catarina era Costes, o rei de Alexandria. Aos 17 anos, ela era conhecida como a mulher mais bonita e sábia de todo o império. Sua sabedoria a tornou muito popular entre os estudantes, que frequentemente a invocavam. Ela anunciou que estava disposta a se casar, desde que encontrasse um príncipe tão belo e sábio quanto ela. Essa condição tornou difícil para qualquer pretendente se apresentar.

Alma Orgulhosa

Um ermitão chamado Ananias, que tinha revelações, profetizou que seria a Virgem Maria quem encontraria o noivo dos sonhos para Santa Catarina. E assim aconteceu. Na noite seguinte, Maria apareceu para Catarina, trazendo o Menino Jesus pela mão. Maria perguntou se Catarina gostava do Menino Jesus, ao que ela respondeu afirmativamente. No entanto, quando Jesus foi questionado se gostava de Catarina, Ele respondeu que não, pois a achava feia. Catarina ficou arrasada e foi contar ao ermitão Ananias sobre o que havia acontecido. Ele explicou que não era a aparência física de Catarina que desagradava a Jesus, mas sim sua alma orgulhosa.

O Casamento Místico de Santa Catarina

Ananias instruiu Catarina sobre as verdades da fé cristã, a batizou e a tornou humilde. Depois disso, a Virgem Maria consagrou o “casamento místico de Santa Catarina”, colocando um anel no dedo de ambos Jesus e Catarina.

Apresentação diante do Imperador Maximino

Ansiosa para se encontrar com seu esposo celestial, Catarina decidiu enfrentar o imperador Maximino e repreendê-lo por perseguir os cristãos, demonstrando a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. Diante do imperador, Santa Catarina defendeu sua fé com sabedoria, convencendo-o da beleza do seguimento de Jesus e trazendo os melhores filósofos da província para convertê-los ao cristianismo.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Provada na dor e aprovada por Deus

Maximino, furioso com a conversão dos filósofos e sua incapacidade de refutar os argumentos de Santa Catarina, ordenou que os filósofos, sua esposa Augusta, o ajudante de campo Porfírio e duzentos oficiais fossem queimados vivos. Após a morte desses mártires, Santa Catarina foi submetida a um martírio terrível, sendo sacrificada em uma máquina com quatro rodas, armadas de pontas e serras. Isso aconteceu por volta do ano 305.

Honra e devoção

Segundo historiadores, o corpo de Santa Catarina foi levado pelos anjos ao Monte Sinai, onde, anos mais tarde, foi construído o Mosteiro de Santa Catarina em sua honra, por ordem do imperador bizantino Justiniano I.

Santa Catarina de Alexandria é considerada a padroeira dos estudantes, filósofos e professores. Seu culto se estendeu por todo o mundo, sendo a santa padroeira da Universidade de Paris e do Estado de Santa Catarina no Brasil. A festa em sua honra foi incluída no calendário pela Papa João XXII.

A lenda de Santa Catarina de Alexandria

De acordo com a lenda, Santa Catarina não renunciou à sua fé diante do governador do Egito e Síria, Maximino, e conseguiu convencer os dignitários a se converterem. Maximino, enfurecido, ordenou a morte desses dignitários e propôs casamento à jovem. Ao se recusar, Santa Catarina foi assassinada em 305. Seus restos mortais foram colocados em Gebel Katherin, no Sinai.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Santa Catarina de Alexandria
Qual o dia de Santa Catarina de Alexandria?
25 de novembro
Santa Catarina de Alexandria é padroeiro(a) de que?