Santa Inês

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
21 de janeiro

Santa Inês, também conhecida como Agnes, é a santa patrona das virgens. Seu nome vem do grego e significa “pura e casta”. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia até se casar.

A escolha de Santa Inês

Quando tinha cerca de 12 anos, Santa Inês foi abordada por um pretendente que era filho do prefeito de Roma. Ele se encantou pela beleza física dela, mas o que chamava mais atenção era a sua beleza interior, ou seja, sua comunhão com Deus.

Santa Inês tinha feito uma descoberta vocacional: ela era chamada a ser uma das virgens consagradas ao Senhor, e por isso ela fez um compromisso com Ele. O jovem não sabia disso, e Santa Inês sempre dizia “não” às suas propostas. Quando ele denunciou Santa Inês às autoridades, ela não renunciou a Jesus Cristo, seu Divino Esposo, e enfrentou todos os riscos de vida que isso implicava.

A força de Santa Inês

Santa Inês é um grande exemplo de pureza e devoção. Ela foi capaz de resistir a todas as ameaças e torturas com coragem e determinação. Foi assim que ela ganhou a admiração de santos padres e de todos aqueles que a conhecem.

Sua iconografia é representada com um cordeiro ao seu lado, pois ela foi um cordeiro imolado pelo Senhor. Todos os anos, no dia 21 de janeiro, é comemorado o aniversário de Santa Inês. Nessa data, dois cordeirinhos são abençoados e, com sua lã, as Irmãs da Sagrada Família confeccionam os sagrados Pálios, que o Santo Padre envia aos novos Arcebispos metropolitanos.

Publicidade

Nós pedimos: Ajude o CatolicoApp

Olá leitores, parece que vocês usam com frequência o CatolicoApp; isso é ótimo! É um pouco estranho pedir, mas precisamos da sua ajuda. Se você já doou, agradecemos sinceramente. O projeto depende inteiramente de doações e poucas pessoas colaboram. Se você doar apenas R$ 5,00, o preço de um café da manhã, o CatolicoApp poderá continuar prosperando. Obrigado.

O milagre de Santa Inês

Constância, filha de Constantino, sofria com uma lepra quando foi ao túmulo de Santa Inês para pedir por sua intercessão. Após rezar e adormecer, Santa Inês apareceu a ela e disse: “Age com constância. Logo que você acreditar em Cristo, será curada”. Quando Constância acordou, ela estava curada.

Como agradecimento, Constância mandou que fosse erguida sobre o túmulo de Santa Inês uma Basílica, onde seus restos mortais foram colocados em uma urna de prata.

Santa Inês é um exemplo de fé inabalável, que mostra o quanto o amor de Deus é mais forte do que qualquer dificuldade. Que possamos ter sempre em mente a história de Santa Inês e nos esforçarmos para sermos fiéis ao Senhor, como ela.

Referências:

– “Santa Inês de Roma”. Site da Arquidiocese de Campinas. Disponível em: <https://www.arquidiocesecampinas.org.br/santa-ines-de-roma/>

– “Santa Ines”. Site Católico. Disponível em: <https://www.sitecatolico.com.br/santos/santa-ines/>

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de Santa Inês?
21 de janeiro
Santa Inês é padroeiro(a) de que?