São Josafá

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
12 de novembro

São Josafá, cujo nome de batismo era João Kuncewicz, nasceu em Wladimir, na Ucrânia, em 1580. Ele veio de uma família de ortodoxos cismáticos, que seguiam a Igreja Bizantina, e não a Igreja Romana. No entanto, após entrar para a Ordem de São Basílio e abraçar a fé católica, ele mudou seu nome para Josafá. Na Igreja Católica, ele se tornou conhecido como um apóstolo da unidade e um defensor da reconciliação entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica.

A vida de São Josafá como monge

Josafá tornou-se monge aos 24 anos e dedicou sua vida a promover a unidade e a evangelização. Ele foi ordenado sacerdote em 1609 e logo se destacou como um líder espiritual. Em virtude de suas habilidades e virtudes, ele foi nomeado superior dos conventos de Briten e, posteriormente, arquimandrita de Vilna.

A caridade de São Josafá

Uma das características mais marcantes de São Josafá era a sua caridade. Ele sempre tinha as portas de sua casa e de seu coração abertas para acolher os pobres e necessitados. Ele não apenas promovia a caridade através de seu testemunho, mas também se desgastou na promoção da unidade da Igreja Bizantina e da Romana. Como resultado, ele foi chamado de “uniatas” pelos ortodoxos, sendo acusado de trair sua pátria e fé.

O apostolado de São Josafá

São Josafá dedicou-se ao trabalho de unificar as Igrejas e buscar a reconciliação entre os cismáticos e hereges da Igreja Ortodoxa e a Cátedra de São Pedro. Seu apostolado foi coroado com sucesso, pois muitos cismáticos retornaram à Igreja Católica.

Martírio de São Josafá

Devido ao seu zelo pela causa da unidade da Igreja, São Josafá enfrentou muitas perseguições, calúnias e oposições por parte dos cismáticos. Em 1623, durante uma viagem pastoral, ele foi atacado, maltratado e martirizado por um grupo de ortodoxos. Após ser assassinado, seu corpo foi amarrado a um cão morto e lançado em um rio. No entanto, sua morte não foi em vão, pois muitos de seus assassinos se converteram e abraçaram a unidade desejada por Jesus Cristo.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Canonização de São Josafá

São Josafá foi reconhecido pela Igreja por suas virtudes heroicas e pelo testemunho de sua santidade no martírio. Ele foi solenemente canonizado pelo Papa Pio IX em 1867.

Contexto histórico-político de São Josafá

São Josafá viveu em um momento de grande agitação política e religiosa na Ucrânia. Na época, a região estava sob o domínio da Tchecoslováquia e era alvo de perseguições e restrições à Igreja Católica Uniata. A Igreja Uniata era fiel a Roma, mas foi forçada a se submeter ao Patriarcado de Moscou. A Ucrânia também passou por várias mudanças políticas, o que resultou em uma divisão entre a população e diferentes grupos pró-independência.

Conclusão

São Josafá foi um exemplo de fé, caridade e dedicação à unidade da Igreja. Ele enfrentou perseguições e oposições por sua busca incansável pela reconciliação entre a Igreja Ortodoxa e a Católica. Seu martírio é um testemunho de sua devoção à causa da unidade e sua intercessão pelo povo cristão. Sua canonização é um reconhecimento da santidade de sua vida e da importância de sua missão. Que São Josafá continue a interceder por todos nós em nossa busca pela unidade cristã.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
São Josafá
Qual o dia de São Josafá?
12 de novembro
São Josafá é padroeiro(a) de que?