São Vicente Ferrer

Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
5 de abril

São Vicente Ferrer (1350-1419) foi um importante Santo e Doutor da igreja. Nascido na cidade de Valência, na Espanha, possui uma história de vida repleta de milagres e obsessão por pregar a palavra de Deus. Reconhecido como “Anjo do Apocalipse”, São Vicente Ferrer dedicou sua vida a unificar a igreja, acabar com as guerras e chamar os homens para o arrependimento e a penitência em preparação para o retorno de Jesus.

Ao longo deste artigo você conhecerá mais sobre a vida de São Vicente Ferrer, desde seu nascimento e família, passando por sua entrada na Ordem Dominicana, até os milagres realizados durante suas pregações e a canonização pelo Papa Callisto III. Além disso, também lhe ensinaremos como contar com a intercessão de São Vicente Ferrer para ter a coragem de pregar a Palavra de Deus.

Biografia de São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer foi um famoso missionário e frade espanhol que nasceu em Valencia, no século XIV. Ele era membro da Ordem Dominicana e foi considerado um dos maiores pregadores da Idade Média. Esta seção abordará o seu nascimento e família, seu ingresso na Ordem Dominicana, sua pregação em todo o Império, sua missão e propósito de vida, o seu título de “Anjo do Apocalipse”, os milagres relacionados ao seu nome, a sua morte e canonização.

Nascimento e Família

São Vicente Ferrer nasceu em 1350 na cidade de Valencia, na Espanha, como Vicente Gurrea, filho de Fidel e Marta. Era o oitavo de nove filhos. Seus pais eram ricos mercadores, e sua avó materna, Sancha, foi uma devota leiga da ordem dominicana. Quando Vicente tinha seis anos de idade, ele e seus irmãos foram passar o verão em Valência em uma casa de seus parentes. Durante esse tempo, Vicente passou a praticar devoções tais como rezar Ave-Marias e cantar cânticos religiosos, algo que ele continuaria por toda sua vida.
São Vicente Ferrer entrou para a ordem dominicana em 1367.

Entrada na Ordem Dominicana

São Vicente Ferrer, também conhecido como Fra Vicente Ferrer, foi um frade da Ordem Dominicana. Em 1369, aos 16 anos de idade, São Vicente Ferrer entrou para a Ordem Dominicana, onde foi ordenado sacerdote em 1375. Durante os anos seguintes, dedicou sua vida ao estudo da Escritura, da Teologia e da Filosofia, tornando-se em 1393 um mestre em Teologia. Durante o resto de sua vida, São Vicente Ferrer estudou a Bíblia e os trabalhos de grandes teólogos, e estava determinado a provar a justeza das crenças católicas.

Publicidade

Receba conteúdos exclusivos para ajudar no seu relacionamento com Deus!

Pregação pelo Império

Durante o período de pregação de São Vicente Ferrer, ele e sua comitiva visitaram diversas partes dos territórios espanhóis nos séculos 14 e 15. A devoção de Vicente ao culto da religião católica levou-o a proclamar mensagens de conversão e ajuda aos reis locais. Ele foi responsável pela condução de transformações em áreas tão distantes quanto o norte da Africa, o sul da França, a Aragão e a Catalunha. Apesar de não haver evidências diretas, acredita-se que São Vicente Ferrer foi muito influente na converão de dezenas de milhares de pessoas ao cristianismo.

Missão e Propósito

São Vicente Ferrer foi um frade dominicano espanhol do século XIV que foi reconhecido por decreto papal como um santo devido à sua abnegação e devoção ao trabalho missionário. A sua missão de vida foi o de difundir o evangelho e converter os não-cristãos para o caminho dos ensinamentos de Jesus Cristo. São Vicente desenvolveu um estilo dinâmico de pregação que foi altamente eficaz, juntamente com um foco na educação religiosa para as massas. Ele procurou remover a fé fraca e a falsa doutrina e ensinou a verdadeira mensagem do Evangelho. O propósito de São Vicente era ilustrar a redenção por meio da propagação do Evangelho, contribuindo para o aumento da comunidade cristã e a introdução de uma moral mais elevada na sociedade.

O “Anjo do Apocalipse”

É um apelido usado para São Vicente Ferrer, devido ao seu forte carisma, excelente oratória e profunda espiritualidade. O apelido foi dado a ele já em vida, quando ele surpreendeu públicos com o seu conhecimento da Bíblia e suas doutrinas. A sua fala invariavelmente se referia à Apocalipse. Ele também foi conhecido por suas viagens com o objetivo de propagar o evangelho cristão, sendo considerado um importante precursor da Reforma Protestante.

Milagres

Durante a vida de São Vicente Ferrer, ele foi considerado um santo por muitos devido aos milagres que ele realizou. Ele também foi chamado de “São Vicente, o Milagreiro”. Alguns dos milagres que São Vicente Ferrer reputadamente executou incluem curar os doentes, fazer com que as pessoas encontrassem os seus pertences perdidos, acalmar tempestades e realizar varias outras atividades que apontavam para o poder dos seus milagres. Estes milagres são tão relevantes que eles ainda são lembrados até hoje.

Morte e Canonização

São Vicente Ferrer morreu em Valência, na Espanha, em 5 de abril de 1419. Em 1455, foi beatificado por Calixto III e em 17 de março de 1455, foi canonizado por Pio II. Muitos milagres foram atribuídos a ele depois de seu falecimento.

Foi considerado o patrono dos construtores e mais tarde também foi considerado o padroeiro da Espanha. São Vicente Ferrer tornou-se muito importante para os espanhóis, pois foi o santo a que mais milagres foram atribuídos.

Devido a sua devoção e à importância de seus milagres, São Vicente Ferrer é lembrado até os dias de hoje.

Intercessão de São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer é considerado o grande intercessor. Acredita-se que São Vicente esteja comprometido a ajudar aqueles que nos procuram para pedir ajuda, assim como servir como um elo entre Deus e os humanos.

São Vicente Ferrer é tido como santo protetor das artes, bem como dos artistas, dos trabalhadores e dos cristãos que buscam direção espiritual. Sua intercessão é especialmente procurada por aqueles que se encontram em situação de desvantagem social, e também por aqueles que buscam liberação do mal ou querem superar um problema moral ou social.

Os devotos de São Vicente Ferrer também celebram seu dia anualmente, que é comemorado em 23 de abril. Nessa ocasião, numerosos fiéis se juntam para rezar e saudar o santo. Nesse dia, os fiéis também fazem votos de devoção e oferecem presentes ao santo. É comum que os devotos se dediquem a fazer boas ações e caridade para homenagear São Vicente.

Conclusão

São Vicente Ferrer tornou-se um ícone da cristandade e da vida religiosa. Suas palavras pregadas e seus milagres realizados ao longo de sua vida inspiraram muitos para servir a Deus e viver uma vida mais cristã.

Seu exemplo de vida foi uma grande inspiração para muitos ao longo dos anos, e sua intercessão continua a ser uma luz para aqueles que olham para ela. São Vicente Ferrer é um grande exemplo da vida religiosa e uma figura que muitos procuram seguir. É um santo que devemos honrar e lembrar pelas contribuições notáveis ​​que ele fez para a história cristã.

Fontes:

– Vatican News
– Canção Nova
– Martirológico Romano
– Liturgia das Horas

Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira

Imprimir
Enviar
Qual o dia de São Vicente Ferrer?
5 de abril
São Vicente Ferrer é padroeiro(a) de que?